Ibama discute monitoramento ambiental no XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Fonte Ascom/Ibama 17/04/2013 às 21h

Brasília  - O Ibama está participando, entre os dias 13 e 18 de abril, do XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto (SBSR), promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O evento, que ocorre no Complexo Rafain Expocenter, em Foz do Iguaçu/PR, tem como objetivo o desenvolvimento tecnológico na fiscalização do meio ambiente e estimular a cooperação interinstitucional.

O coordenador de Monitoramento Ambiental do Ibama, George Porto Ferreira, atribuiu a queda do desmatamento na Amazônia, nos últimos anos, à parceria com o Inpe. “O programa de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), criado pelo Inpe, é baseado em satélites para monitoramento da Amazônia. Essa é a nossa principal fonte para o combate em campo e, graças a isso, estamos conseguindo chegar até os criminosos antes que haja uma destruição maior ”, disse na palestra de abertura do evento, no domingo (14/04). Porto também destacou a importância da parceria com o instituto, que dura há anos, para o desenvolvimento de atividade nos demais biomas.

O Brasil é um dos pioneiros na utilização do sensoriamento remoto. A tecnologia, primeiramente usada nos Estados Unidos e Canadá, trouxe muitos avanços nas análises de campo, a exemplo dos programas que monitoram o desmatamento na Amazônia.

O Simpósio

Promovido a cada dois anos, este é um dos maiores eventos sobre tecnologias relacionadas a satélites e geoprocessamento do mundo. Para esta edição, o Inpe recebeu 1200 trabalhos relacionados ao tema. Cerca de dois mil visitantes de diversas nacionalidades deverão passar pelo XVI SBSR.

As exposições e apresentações de trabalho vão até a próxima quinta-feira (18/04). A equipe do Centro de Sensoriamento Remoto (CSR), juntamente com representantes do Centro Nacional Informação Ambiental (Cnia) e da Assessoria de Comunicação (Ascom), além de servidores das superintendências estaduais, estão presentes no estande que o Ibama montou para tirar dúvidas e apresentar o trabalho que vem sendo realizado pelo órgão.

 

 

Ascom/Ibama
Fonte Ascom/Ibama 17/04/2013 ás 21h

Compartilhe

Ibama discute monitoramento ambiental no XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto