Ibama atende emergência ambiental no rio Paraiba do Sul

Fonte Núcleo de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais do Ibama/RJ 14/05/2013 às 11h

Rio de Janeiro - Equipes do Ibama Rio de Janeiro e São Paulo atenderam a emergência ambiental ocasionada pelo vazamento de óleo diesel no duto da Petrobrás Transportes S.A., na divisa Rio de Janeiro/ São Paulo. Avaliações preliminares demonstraram que uma quantidade expressiva de óleo diesel vazou para um afluente do Rio Paraiba do Sul. O vazamento provocou uma mancha de óleo que afetou o abastecimento de água de seis municípios fluminenses: Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral e Barra do Piraí. As causas do acidente estão sendo investigadas, bem como a quantidade vazada. Não há relatos até o momento de fauna petrolizada.

A empresa providenciou a colocação de barreiras nos rios Sesmarias e Paraiba do Sul, e está retirando o óleo do solo a jusante do vazamento, para diminuir o seu lançamento nesses rios.

O Ibama trabalhou em coordenação com o Inea, a Cetesb, e as Secretarias ambientais dos municípios de Resende, Quatis e Porto Real. As equipes continuarão monitorando o incidente, que não está encerrado.

 

Núcleo de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais do Ibama/RJ
Fonte Núcleo de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais do Ibama/RJ 14/05/2013 ás 11h

Compartilhe

Ibama atende emergência ambiental no rio Paraiba do Sul