I Encontro da Rede de Cinemas Digitais

Fonte Ascom MinC 18/04/2013 às 22h

I Encontro da Rede de Cinemas Digitais

De 17 a 19 de abril, acontece em São Paulo o I Encontro da Rede de Cinemas Digitais. Durante o evento, realizado na Cinemateca Brasileira (dias 17 e 19) e na Escola de Comunicação da USP (18), acontece o curso de capacitação das primeiras instituições que participam da Rede de Cinemas Digitais.

Uma parceria entre o MinC e a RNP (Rede Nacional de Estudos e Pesquisa) desenvolveu, nos últimos 3 anos, o projeto Rede de Cinemas Digitais que visa distribuir, através de uma rede de fibra ótica de 10Gb, os conteúdos digitalizados da Cinemateca Brasileira. Isso permitirá a criação de salas de cinema digital com acesso a conteúdos licenciados dos filmes digitalizados.

O Secretário de Políticas Culturais Substituto, Américo Córdula (foto), o Coordenador de Cultura Digital, José Murilo, e o Coordenador de Inovação e Plataformas Audiovisuais da SAV, Leonardo Rossato, participam do encontro, que reúne equipes das seis iniciativas participantes nesta primeira etapa do projeto Rede de Cinemas: Cinemateca Brasileira - São Paulo; Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo; Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) – Sala José Carlos Cavalcanti Borges, no Derby; Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Cinema do Vale do Canela; Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Sala Redenção - Cinema Universitário; e CineUSP (que funcionará no Auditório da Biblioteca Brasiliana USP).

Nesta primeira etapa, estes pontos estão recebendo um Kit de equipamentos com (1) dois servidores de exibição, (2) um desktop para controlador de sessão, (3) um servidor para intercâmbio de conteúdos e (4) um monitor. A parceria MinC/RNP viabilizou o desenvolvimento das aplicações (softwares) que rodarão nesta rede experimental de salas de exibição: (1) o Player / tocador de conteúdos nas definições Full HD e 2K (e possivelmente superiores); (2) o controlador de sessão e (3) a plataforma de intercâmbio de conteúdos em rede.


Circuito não-comercial

Um dos principais objetivos do projeto foi constituir uma infraestrutura de distribuição de conteúdos audiovisuais para um circuito de salas de exibição não-comerciais utilizando-se para isso as redes IP, e assim dispensar no processo a logística para transporte de suportes físicos (DVDs, Pen-drives, Hard-Drive etc...). Este cenário viabiliza a realização de uma rede de salas de exibição de baixo-custo.

Este circuito de salas não-comerciais será inicialmente constituído por salas públicas já conectadas a uma infraestrutura de redes avançadas operada pela RNP (vide aqui). Entre estas salas estão cinemas das instituições federais de ensino superior, de instituições de pesquisa como a Fundação Joaquim Nabuco em Recife. Fundação Joaquim Nabuco de Recife, CINEUSP - ECA São Paulo, UFBA de Salvador, UFRS de Porto Alegre.
Este projeto piloto deverá compor como uma das soluções para a implementação de 4.000 salas de projeção alternativa pela Secretaria de AudioVisual.

Ascom MinC
Fonte Ascom MinC 18/04/2013 ás 22h

Compartilhe

I Encontro da Rede de Cinemas Digitais