HUB participa de campanha contra a gripe

Fonte Assessoria de Comunicação do HUB 11/04/2013 às 21h

HUB participa de campanha contra a gripe

Vacinação é voltada para crianças e idosos. Meta do Ministério da Saúde é imunizar 300 mil pessoas no Distrito Federal.

 

A partir de 15 de abril crianças entre seis meses e dois anos, idosos (com 60 anos ou mais), gestantes em qualquer fase da gestação, indígenas e profissionais de saúde poderão procurar uma unidade de saúde para vacinação contra a gripe. A meta da Campanha de Vacinação 2013 do Ministério da Saúde, que vai até 26 de abril, é imunizar cerca de 300 mil pessoas no Distrito Federal.

O Hospital Universitário de Brasília está entre as unidades de saúde que participarão da Campanha de Vacinação. As doses serão distribuídas na sala de vacina do Ambulatório I, corredor laranja, sala J5, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h30 às 17h. No dia 20 de abril, considerado o dia D da campanha, o HUB disponibilizará o serviço das 8h às 17.


Além do público alvo, pacientes com doenças crônicas também poderão se vacinar, afirma a coordenadora do Serviço de Imunização do Hospital Universitário de Brasília, Luciana Nunes dos Santos. “Esses serão vacinados mediante encaminhamento de um profissional de saúde e com a apresentação do cartão de vacina”, conta.


Luciana acredita que as campanhas de vacinação do Ministério da Saúde vêm atingindo suas metas. “A ação nasceu com a proposta de diminuir a vulnerabilidade dos grupos mais expostos ao vírus da gripe. O êxito da campanha é grande”, conta a enfermeira.


No ano passado foram vacinadas 310.611 pessoas no Distrito Federal. Entre elas, 60.973 crianças entre seis meses e dois anos, 53.326 trabalhadores de saúde, 25.537 gestantes, 171.957 idosos maiores de 60 anos e 65 indígenas. A novidade deste ano é que os presidiários passam a compor o público-alvo.


CONTRA-INDICAÇÃO - De acordo com a Secretária de Saúde do Distrito Federal, alguns pacientes precisam evitar a vacina contra gripe. São eles:

 

  • Pessoas que têm alergia à clara de ovos (a vacina é produzida com a proteína do ovo e pode causar choque anafilático);

  • Pacientes que apresentaram reações adversas anteriores;

  • Doadores de sangue devem aguardar 48 horas após receber a dose para realizar a doação.

    Foto:Daiane Souza/UnB Agência

Assessoria de Comunicação do HUB
Fonte Assessoria de Comunicação do HUB 11/04/2013 ás 21h

Compartilhe

HUB participa de campanha contra a gripe