Hospital Universitário do Maranhão lança campanha para incentivar doação de órgãos

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
O Hospital Universitário e a Central de Notificação e Capacitação de Doação de Órgãos da Secretaria Estadual de Saúde deram início hoje (21) à Semana de Doação de Órgãos e Tecidos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de doar órgãos.

Até o dia 27, Dia do Doador de Órgãos, haverá várias atividades, entre elas um simpósio, palestras informativas e educativas com depoimentos de doadores e transplantados, mobilização em shopping centers e centros de hemodiálise.

Também estão previstos um apitaço, uma caminhada, a promoção de encontro das famílias doadoras, de receptores de órgãos e tecidos e de pacientes em fila de espera para transplantes.

No Maranhão, o serviço de transplantes de órgãos teve início no ano 2000, com a inauguração da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos, no Hospital Universitário. Desde então, foram realizados 597 procedimentos, dos quais 336 transplantes de córneas e 261 de rins.

Em 2002, foram feitos apenas cinco transplantes, número que chegou a 122 em 2008. Atualmente, a central tem uma lista de espera de 1.237 pacientes - 497 para córnea e 740 para rins.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Hospital Universitário do Maranhão lança campanha para incentivar doação de órgãos