Hospital realiza cirurgia cardíaca inédita no Centro-Oeste

Fonte Imagem Corporativa 18/04/2013 às 20h

O cirurgião cardíaco do Hospital do Coração do Brasil, Dr. Ricardo Corso, realizou na última semana a primeira cirurgia para troca da válvula aórtica por método minimamente invasivo e videoassistido na região Centro-Oeste. A operação inovadora é feita através de uma pequena incisão principal, de 4 a 5 cm, entre as costelas direitas da parede torácica. Outro corte com cerca de 4 cm é feito na virilha do paciente. A cirurgia menos invasiva apresenta vantagens em relação à tradicional, que implica em um corte de 15 a 25 cm na parte anterior do tórax, com a separação completa ou parcial do osso esterno.


O novo procedimento possibilita uma recuperação mais rápida, menos desconforto pós-operatório, menos sangramento, menos dor, além de um melhor resultado cosmético, já que evita uma cicatriz na parte anterior do tórax. A cirurgia é recomendada para casos selecionados, sendo indicada para algumas das doenças que afetam a valva aórtica cardíaca. O procedimento, passou a ser realizado no mundo há cerca de cinco anos e já é a abordagem de escolha para casos selecionados em alguns dos grandes Centros mundiais de cirurgia cardíaca.

Não foi o caso de Gilberto Martins Souza, de 37 anos, que recebeu uma nova válvula no coração e, em menos de uma semana, já leva uma vida normal. Poucas Equipes cirúrgicas no Brasil já realizam esta cirurgia.

 

 

Imagem Corporativa
Fonte Imagem Corporativa 18/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Hospital realiza cirurgia cardíaca inédita no Centro-Oeste