Hospital Federal de Bonsucesso vai retomar transplantes no Rio

Fonte Agência Brasil 26/04/2013 às 15h

 

Rio de Janeiro - O Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) retomou hoje (26) o processo para transplantes de rins e fígado. Nesta sexta-feira, 21 profissionais foram credenciados para integrar a equipe médica e reabrir o serviço na unidade, interrompido em dezembro do ano passado, por falta de pessoal. A medida do Ministério da Saúde faz parte da reestruturação dos seis hospitais federais do Rio de Janeiro, de acordo com nota divulgada pela pasta.

Em março, a Defensoria Pública da União ingressou na Justiça Federal com ação civil pública contra a União cobrando a retomada do serviço de transplantes renais e hepáticos no HBF. Na sexta-feira (20), a 11ª Vara Federal do Rio determinou que o ministério restabelecesse o serviço em 15 dias.

O Ministério da Saúde informou que, além da reativação dos transplantes no HFB, o Hospital São Francisco de Assis, na zona norte, e o Hospital da Criança, na zona oeste, oferecerão novos serviços aos pacientes que necessitam de transplantes de rim e de fígado no Rio.

Segundo o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, a quantidade de profissionais é suficiente. “O credenciamento está sendo feito dentro das regras do sistema nacional de transplantes. Eles vão dar conta da demanda de transplantes no hospital. Com esse quadro será possível a realização de até uma cirurgia de transplante por dia.”

De acordo com o Sistema Nacional de Transplante, órgão ligado ao Ministério da Saúde, atualmente existem 337 pessoas, sendo três crianças, esperando por transplante de rins e 36 aguardam pela cirurgia de fígado em todo território nacional.

O Hospital Federal de Bonsucesso é referência nacional nas áreas de cirurgias renais e hepáticas, sendo responsável por pelo menos 70% dos transplantes de rins no estado do Rio de Janeiro. É, além disso, a única unidade que promove a cirurgia em crianças e adultos no estado.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 26/04/2013 ás 15h

Compartilhe

Hospital Federal de Bonsucesso vai retomar transplantes no Rio