Hospitais de Santa Maria e Gama terão voluntárias para ajudar gestantes

Fonte Agência Brasília 23/08/2014 às 20h


Secretaria de Saúde pretende ampliar o serviço voluntário das doulas para toda a rede pública

BRASÍLIA (23/8/14) – Termina neste domingo (24) o 1º curso de doula voltado para as cidades de Santa Maria e Gama. A atividade é promovida pela Secretaria de Saúde (SES/DF) em parceria com a Rede pela Humanização do Parto e Nascimento (ReHuNa) e Matriusca, organização administrada por doulas.



"Vamos capacitar mulheres da comunidade para que elas possam auxiliar as gestantes para um parto mais humanizado, tornando esse momento uma experiência acolhedora e amorosa", afirmou a colaboradora da ReHuNa, Marilda Castro.



Ela explica que essas mulheres atuarão nos hospitais do Gama e de Santa Maria. As doulas servem como cuidadoras e apoiadoras físicas e emocionais das gestantes em todos os ciclos gravídicos (pré-parto, parto e pós-parto).



Coordenadora da Rede Cegonha no Distrito Federal, a médica Mônica Yassanã ressaltou que o curso fortalece um novo modelo de atenção, centrado na mulher.



"A doula chega com uma tecnologia que salva vidas e diminui a mortalidade materna. O nosso objetivo é que todas as maternidades dos hospitais da SES tenham doulas comunitárias e que todas as gestantes tenham acesso ao serviço", detalhou Mônica Yassanã.



A moradora do Gama Geovana Lima, 27 anos, relata que tem boas expectativas. "Quando eu fiquei sabendo do curso fiz questão de participar. Sei que vou estar capacitada para prestar toda a atenção necessária às grávidas da minha comunidade e entendo que o serviço de doula é fundamental dentro de uma maternidade pública", disse.



ETAPAS- O curso possui cinco etapas. A primeira foi a das inscrições, onde foram ofertadas 20 vagas para a Regional de Santa Maria e 20 para o Hospital do Gama. A segunda compõe-se de palestra e entrevista com psicólogo.



Já a terceira etapa é de desenvolvimento do módulo teórico e vivencial, com carga horária de 80h, seguido da prática supervisionada e posterior avaliação do projeto.



As mulheres que concluírem as aulas terão de prestar serviço voluntário de 12h nas maternidades do Gama e de Santa Maria.
Agência Brasília
Fonte Agência Brasília 23/08/2014 ás 20h

Compartilhe

Hospitais de Santa Maria e Gama terão voluntárias para ajudar gestantes