Hora Nacional da Bicicleta: 1º de maio, das 10h às 11h

Fonte Site Mobilize 30/04/2013 às 16h

Hora Nacional da Bicicleta: 1º de maio, das 10h às 11h

Organizações de ciclistas de todo o Brasil preparam uma manifestação nacional no dia 1º de maio para protestar contra a degradação ambiental nas cidades brasileiras e estimular o hábito de pedalar no dia a dia dos moradores de todo o país.

A Hora Nacional da Bicicleta foi convocada também para estimular as autoridades do país a romperem sua evidente má vontade em desenvolver ações concretas para promover a mobilidade urbana sustentável com a bicicleta.

 

Grupos de ciclistas de cada cidade estão organizando pontos de encontro para a pedalada, que acontece entre 10h e 11h (horário de Brasília), na próxima quarta-feira, 1º de Maio, Dia do Trabalho.

Leia o manifesto do movimento:

 

Bicicleta - Remédio para Cidades Doentes


Reunião Local e Apoio Virtual para Reflexão sobre o tema

É chegada a hora de mostrarmos presencialmente aos administradores públicos Municipais, Estaduais e Federais que estamos atentos para a falta de iniciativas concretas, coordenadas e eficientes em larga escala para o fomento de políticas e ações públicas em prol da mobilidade sustentável e, principalmente, para o suporte e estímulo ao uso da bicicleta.

 

Nossas cidades estão doentes!

Dependendo de suas proporções e complexidades, sofrem de diversos tipos de males sendo os crônicos, nas metrópoles e médias cidades, os que mais requerem atenção.

 

Escassez de transportes públicos, leis descumpridas, fiscalização escassa ou inexistente, selvageria no trânsito, absoluto descontrole no acréscimo de elementos físicos e humanos à precária infraestrutura existente, cidadãos desinformados e despreparados para a convivência harmônica em todas as instâncias da vida comunitária com reflexos preocupantes na dinâmica do trânsito em todos os modais de mobilidade.

 

Precisamos fazer alguma coisa imediatamente! Iniciarmos um grande e organizado movimento nacional, demonstrarmos nossa indignação com o quadro que se apresenta e também participarmos diretamente das decisões que venham a ser tomadas referentes ao assunto (na verdade, em todos os assuntos nacionais - espero que estejamos plantando embrião e exemplo para uma mobilização generalizada).

 

Não podemos esperar eternamente que as iniciativas partam dos administradores. São eles nossos representantes legais nos governos, mas sabemos que atuam em sua maioria desconectados das vontades populares.

Então, mudemos isto! Vamos organizadamente às ruas em 1º de maio, Dia do Trabalhador, Feriado Nacional, somar à comemoração nossa presença analítica e voz reivindicadora em massa.

 

Perpetuemos a data para sinalização de que as nossas energias unidas são capazes de motivação para ações sociais transformadoras e melhoria das condições de vida de forma geral para a nossa sofrida população.

 

Todos às ruas com suas bicicletas e seus apitos estridentes!
Levemos companheiros e amigos, façamos a nossa parte! Esta é uma convocação nacional. Promovam em seus municípios, marquem os locais de encontro e publiquem aqui.

 

Proporemos agenda e forma da manifestação em seguida. Cada localidade deve adaptar o movimento à sua realidade: reunião em praça pública com debate e troca de opiniões, passeio local com apitaço, pedalada seguida de confraternização, gravação de vídeos com o máximo de participantes possível para levarmos aos administradores públicos, divulgação digital.

 

Vale toda forma organizada, educada e legal de manifestação. Na sequência dessa promoveremos outras com maior frequência e intensidade.

 

Mais informações no site VDBike

Site Mobilize
Fonte Site Mobilize 30/04/2013 ás 16h

Compartilhe

Hora Nacional da Bicicleta: 1º de maio, das 10h às 11h