Hemobrás realizará 145 auditorias em hemocentros em 2013

Fonte Ascom - Hemobrás 26/02/2013 às 10h

Hemobrás realizará 145 auditorias em hemocentros em 2013

A Gerência de Plasma e Hemoderivados (GPH) inicia 2013 com uma grande meta a cumprir: a realização de 145 auditorias em serviços de hemoterapia de Norte a Sul do Brasil, visando a aumentar a quantidade de plasma com qualidade industrial. Isto significa 18 visitas técnicas a mais este ano, em comparação a 2012, além do incremento de 13 novos hemocentros no rol de fornecedores da estatal, totalizando 117 unidades atualmente aptas a enviar matéria-prima para a produção de hemoderivados.

Segundo a gerente da GPH, Adriana Parodi, estima-se que estes novos serviços deverão ser responsáveis por quatro mil bolsas de plasma a mais, por mês, ou o equivalente a 9,6 mil litros deste insumo por ano – hoje em dia, a Hemobrás coleta uma média de 130 mil litros de plasma por ano. “São hemocentros de pequeno porte, mas que têm matéria-prima de qualidade, e é este volume que importa. Por isso estabelecemos uma logística diferenciada para otimizar os custos e contemplá-los”, explica Adriana Parodi.

Das 18 novas auditorias, dez serão em hemocentros a serem visitados pela primeira vez. “São serviços já pré-qualificados nos quesitos estrutura, equipamentos e processos. Durante as visitas, iremos verificar cada um destes itens in loco e, se tudo estiver dentro das conformidades, poderão passar a ser fornecedores já em 2014”, afirma a gerente de Plasma e Hemoderivados da Hemobrás. Todo o plasma recolhido pela estatal é armazenado na câmara fria da fábrica, em Goiana-PE, até ser transformado em medicamento.

Ascom - Hemobrás
Fonte Ascom - Hemobrás 26/02/2013 ás 10h

Compartilhe

Hemobrás realizará 145 auditorias em hemocentros em 2013