Harald Melken Unique agora tem cacau fino 100% brasileiro

Fonte Matéria Primma 07/03/2013 às 12h

Empresa reforça presença no mercado gourmet de chocolate com linha de produtos elaborados com cacau de origem voltada para o mercado de luxo

Com o objetivo de valorizar o cacau brasileiro e difundir o conceito de Chocolate Gourmet, a Harald, pioneira na fabricação de chocolates no País, renova a Linha Harald Melken Unique, trazendo para o mercado brasileiro o padrão dos chocolates europeus produzidos com matérias-primas de fazendas da Bahia e da região amazônica do Pará.

Composta por Chocolate Amargo 53% - M. Libânio - Bahia, Chocolate Amargo 63% - João Tavares - Bahia, Chocolate Amargo 70% - Amazônia - Alto Xingu, Chocolate Ao Leite 35% - Brasil, Chocolate Branco 35% - Brasil, Cacau em Pó 22-24 -100% - Brasil, Granulé Chocolate ao Leite Fino & Extra Fino - Brasil e Granulé Chocolate Meio Amargo Fino & Extra Fino - Brasil, a linha Harald Melken Unique é 100% brasileira, elaborada com cacau fino de origem. Os produtos são elaborados somente com liqu or e manteiga de cacau, sem adição de outras gorduras, sendo ideais para atender chefs chocolatiers e patissiers na produção de suas criações.

A linha reúne a mais sofisticada e completa coleção de chocolates de origem produzidos no Brasil, onde a Harald é a única marca nacional a utilizar o cacau fino originário dessas regiões com chancela de procedência declarada, o que garante a origem de um chocolate superior, levando em conta sua localização geográfica, qualidade do solo, as fontes de água, forma de cultivo e o processamento dos grãos de cacau.

Todo o cacau utilizado na produção da linha Harald Melken Unique vem de fazendas previamente selecionadas pela empresa nas regiões Norte e Nordeste. "É um sonho realizado fazer chocolate de alta qualidade com produtos do nosso próprio País. O segredo do bom chocolate reside no cacau e, como brasileiro, pensei que tínhamos que valorizar o cacau daqui e passamos a buscar pessoas que faziam um bom chocolate como os produtores João Tavares e M. Libânio Agrícola, da Bahia, e a cooperativa CAMTA da região amazônica do Pará", declara Ernesto Ary Neugebauer, presidente da Harald.

O executivo acrescenta que a Harald possui a rastreabilidade do sistema, o que significa que a empresa conhece a origem de toda sua matéria-prima. "Sabemos o DNA de produção, já que tudo é mapeado, ou seja, sabemos de onde vem cada matéria-prima, qual é o lote do fornecedor, etc. Cada vez mais as pessoas no mercado de chocolate fino querem saber de onde vem os produtos que estão consumindo e nós já temos todo esse processo de rastreabilidade estabelecido", acrescenta.

Na linha Harald Melken Unique os chocolates são oferecidos em embalagens de 1 kg, 500g e 400g em gotas, barras, grânulos e pó, embalados em sistema stand up pouche, o que garante o perfeito armazenamento e a manutenção de suas propriedades sensoriais. Em todas as embalagens são impressas as coordenadas geográficas identificando a localidade de procedência do cacau.

 

CHOCOLATE GOURMET

Originário de favas de cacau selecionadas, o chocolate gourmet apresenta diferentes propriedades organolépticas que se diferenciam em cor, brilho, sabor, textura e odor e que, muitas vezes, são percebidas pelos sentidos como o olfato e paladar.

Dependendo da origem das favas de cacau, esse chocolate apresenta variação de sabor que decorre do próprio terroir da fruta (espécie, tipo de solo, meio ambiente onde está inserida, periodicidades das chuvas e/ou umidade) e dos processos de fermentação, secagem e torra, semelhantes aos das culturas de vinho e café.

MERCADO BRASILEIRO

O mercado de chocolate gourmet no Brasil é ainda tímido em relação aos demais tipos de chocolate, mas vem crescendo de forma rápida, já que nosso País está entre os principais produtores mundiais de cacau.

Hoje, o segmento gourmet representa cerca de 1% do total consumido no mercado de chocolates, mas é apenas uma questão de tempo para que essa cultura esteja tão desenvolvida quanto o vinho, o café ou azeite, pois o setor de chocolates tem apresentado um crescimento constante nos últimos anos.

De acordo com o último balanço da ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, a produção nacional de chocolate no primeiro semestre de 2012 foi de 228.212 toneladas, 4,2 % maior se comparada com o mesmo período de 2011, quando foi registrado um consumo aparente de 631 mil toneladas, 12,2% maior que o de 2010 que totalizou 562 mil toneladas.

O Brasil é o terceiro maior produtor de chocolates do mundo e o quarto em consumo, sendo que cada brasileiro ingere, em média, 2,2 quilos de chocolate ao ano, segundo dados da Associação.

SOBRE A HARALD

Pioneira na fabricação de chocolates no Brasil, a Harald e hoje é líder em coberturas e segunda empresa de chocolates no mercado B2B com uma produção anual de mais de 90 mil toneladas. Apesar de atuar há 30 anos no mercado, sua essência e paixão pelo chocolate nasceram há mais de 100 anos, em 1888, quando a família Neugebauer imigrou da Alemanha para o Brasil e iniciou seus negócios em Porto Alegre (RS), abrindo, em 1903, a primeira fábrica a produzir chocolates no País.

Atualmente a indústria comercializa as marcas Harald Melken Unique – linha com alto teor de cacau e a mais sofisticada e completa coleção de chocolates de origem já produzida no Brasil -; Harald Melken – linha do mais puro e cremoso chocolate com sabor irresistível e intensidade –; Harald Melken Doce Cozinha – linha direcionada exclusivamente para confeitaria caseira que apresenta soluções para toda a família –; Harald Melken Decor – linha de produtos decorativos para chocolates e coberturas que agregam valor para diversos tipos de produtos –; Harald Top, o original – líder de mercado, é a única cobertura fracionada que garante sabor e textura mais próximos do puro chocolate –; Harald Confeiteiro, o primeiro – linha de coberturas fracionadas em suas diversas formas voltada para panificação, confeitaria, sorveteria, chocolataria e outros segmentos doces – e a Harald Confeiteiro Raspar e Cobrir ,responsável por dar o toque final nas receitas.

Atuando em vários segmentos, a Harald tem um parque industrial moderno em Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo, onde atuam 500 colaboradores produzindo um portfólio com a mais alta tecnologia, garantindo à empresa destaque entre os principais fabricantes de chocolates e coberturas da América Latina. Além de exportar para mais de 30 países, a Harald é uma das principais fornecedoras de chocolate para empresas do Brasil e do mundo.

www.harald.com.br

SAC: 0800 177 101

Matéria Primma
Fonte Matéria Primma 07/03/2013 ás 12h

Compartilhe

Harald Melken Unique agora tem cacau fino 100% brasileiro