Harald investe no mercado gourmet com a linha Harald Melken Unique

Fonte Matéria Primma 01/04/2013 às 21h

Empresa produz chocolates com cacau certificado 100% nacional com o mesmo padrão das grandes marcas europeias

Para os chocólatras que acreditavam já ter experimentado tudo que um bom chocolate pode oferecer, o Brasil acaba de ingressar no circuito internacional de chocolate gourmet com o lançamento da linha Harald Melken Unique, elaborada com grãos de cacau fino produzidos em fazendas da Bahia e da região amazônica do Pará e processados pela Harald, pioneira na fabricação de chocolates no Brasil e líder em coberturas.

Com essa novidade, agora temos um produto com o mesmo padrão dos chocolates europeus e nossos chefs chocolatiers e pátissiers têm a disposição uma matéria-prima 100% brasileira para confeccionar bombons, trufas, mousses, ganaches, tortas e sobremesas.

 

 

Originário de favas de cacau selecionadas, o chocolate gourmet apresenta diferentes propriedades organolépticas que se diferenciam pela cor, brilho, sabor, textura e odor e que, muitas vezes, são percebidas pelos sentidos como o olfato e paladar.

Dependendo da origem das favas de cacau, esse tipo de chocolate apresenta variação de sabor que decorre do próprio terroir da fruta, ou seja, da espécie de grão, tipo de solo, meio ambiente onde está inserida, periodicidade das chuvas e umidade e dos processos de fermentação, secagem e torra que são semelhantes aos das culturas de vinho e café.

A decisão de investir em um produto 100% brasileiro feito com grãos de Cacau Fino nasceu do sonho do senhor Ernesto Ary Neugebauer, presidente da Harald, de fazer chocolate de alta qualidade com produtos nacionais. "O cacau fino é uma categoria de qualidade de cacau e no Brasil ele corresponde a menos de 1% do total produzido, sendo exportado principalmente para a França e Japão", revela.

O executivo explica que o cacau fino tem a semelhança no fruto, mas em qualidade é totalmente diferente do cacau comum e os frutos colhidos estão na sua maturação correta e são 100% sadios. "Depois da retirada cuidadosa das amêndoas de cacau do fruto, estas são fermentadas na sua plenitude, ou seja, tem um cuidadoso controle da temperatura de fermentação onde ocorre a formação dos componentes precursores de aroma e sabor do chocolate. É um processo muito delicado que requer acompanhamento minucioso e muita atenção", acrescenta.

Segundo Ernesto, para produzir esse tipo de chocolate o interior das amêndoas tem de ter pelo menos 80% de cor marrom e menos de 20% de cor violeta. "Estes parâmetros significam que o cacau está apto a oferecer o melhor de si".

Cumprido estes requisitos, as amêndoas são secadas ao sol, sendo arejadas para que alguns componentes aromáticos não desejáveis se dissipem, e atinjam a umidade final de aproximadamente 7%. "Existem pelo menos 30 quesitos de qualidade a serem cumpridos para se atingir a categoria de Cacau Fino, e disto resulta um chocolate com qualidade incomparável. Deste Cacau é que são feitos os chocolates super Premium", acrescenta.

Para o executivo, cabe ao produtor de Cacau Fino cumprir manejos agrícolas sustentáveis que cuidem da qualidade do solo, da manutenção da cabruca (sistema de plantio, onde os cacaueiros crescem a sombra de arvores maiores contribuindo para a preservação das matas e fauna) e ainda oferecer uma remuneração socialmente mais justa em virtude do preço desse produto.

"A Harald é a primeira empresa no Brasil a investir em linha de produtos feitos com Cacau Fino, acreditando que aqui é possível fazer algo de qualidade no Brasil com cacau brasileiro. Estamos aproveitando todo o potencial que a natureza tem a nos oferecer", justica.

SOBRE A LINHA HARALD MELKEN UNIQUE

Composta pelos itens Chocolate Amargo 53% - M. Libânio - Bahia, Chocolate Amargo 63% - João Tavares - Bahia, Chocolate Amargo 70% - Amazônia - Alto Xingu, Chocolate Ao Leite 35% - Brasil, Chocolate Branco 35% - Brasil, Cacau em Pó 22-24 -100% - Brasil, Granulé Chocolate ao Leite Fino & Extra Fino - Brasil e Granulé Chocolate Meio Amargo Fino & Extra Fino - Brasil, a linha Harald Melken Unique é 100% brasileira, elaborada com cacau fino de origem de baixa acidez, composto somente de extrato seco e manteiga de cacau, sem adição de outras gorduras e com grãos de espessura muito fina. Além disso, em todas as embalagens são impressas as coordenadas geográficas identificando os locais de origem dos produtos.

Nessa linha uma das atrações é a delicadeza do Chocolate Amargo 53% - M Libâno - Bahia que utiliza cacau especial produzido nas Fazendas M. Libâno e certificado pela Rainforest Alliance, importante instituição internacional que atesta o cultivo ecológico e socialmente responsável com menor impacto na biodiversidade.

Outro destaque é o exuberante Chocolate Amargo 63% - João Tavares - Bahia, produzido na Fazenda João Tavares no litoral Sul do estado, sob as coordenadas 14° 05' S e 39° 3" W. Esse chocolate usa cacau especial premiado por duas vezes no Salon Du Chocolat da França na categoria cacau fino e aromático. E para quem procura um sabor mais autêntico, o Chocolate Amargo 70% - Amazônia - Alto Xingu é feito com 70% de cacau orgânico especial, produzido na região amazônica, no município de Tomé-Açu, no Pará.

SOBRE A HARALD

Pioneira na fabricação de chocolates no Brasil, a Harald hoje é líder em coberturas e segunda empresa de chocolates no mercado B2B com uma produção anual de mais de 90 mil toneladas. Apesar de atuar há 30 anos no mercado, sua essência e paixão pelo chocolate nasceram há mais de 100 anos, em 1888, quando a família Neugebauer imigrou da Alemanha para o Brasil e iniciou seus negócios em Porto Alegre (RS), abrindo, em 1903, a primeira fábrica a produzir chocolates no País.

Atualmente a indústria comercializa as marcas Harald Melken Unique – linha com alto teor de cacau e a mais sofisticada e completa coleção de chocolates de origem já produzida no Brasil -; Harald Melken – linha do mais puro e cremoso chocolate com sabor irresistível e intensidade –; Harald Melken Doce Cozinha – linha direcionada exclusivamente para confeitaria caseira que apresenta soluções para toda a família –; Harald Melken Decor – linha de produtos decorativos para chocolates e coberturas que agregam valor para diversos tipos de produtos –; Harald Top, o original – líder de mercado, é a única cobertura fracionada que garante sabor e textura mais próximos do puro chocolate &n dash;;Harald Confeiteiro, o primeiro – linha de coberturas fracionadas em suas diversas formas voltada para panificação, confeitaria, sorveteria, chocolataria e outros segmentos doces – e a Harald Confeiteiro Raspar e Cobrir ,responsável por dar o toque final nas receitas.

Atuando em vários segmentos, a Harald tem um parque industrial moderno em Santana de Parnaíba, no interior de São Paulo, onde atuam 500 colaboradores produzindo um portfólio com a mais alta tecnologia, garantindo à empresa destaque entre os principais fabricantes de chocolates e coberturas da América Latina. Além de exportar para mais de 30 países, a Harald é uma das principais fornecedoras de chocolate para empresas do Brasil e do mundo.

www.harald.com.br

SAC: 0800 177 101

 

 


Matéria Primma
Fonte Matéria Primma 01/04/2013 ás 21h

Compartilhe

Harald investe no mercado gourmet com a linha Harald Melken Unique