Handebol: Brasil e Áustria jogam neste sábado (25), em Cabo Frio (RJ)

Fonte Photo&Grafia Comunicação 24/05/2013 às 19h

Seleções femininas se enfrentam às 10h, na preparação para o Campeonato Pan-Americano, em junho

Cabo Frio (RJ) - A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, recebe a Seleção Brasileira Feminina de Handebol e o selecionado da Áustria para o Desafio Internacional, que será realizado neste sábado (25), às 10h, no ginásio Alfredo Barreto. A partida faz parte da fase final de preparação do Brasil para o Campeonato Pan-Americano, que será realizado de 1º a 8 de junho, na República Dominicana. O confronto terá transmissão ao vivo do SporTV.

Neste novo momento do Brasil, com um grupo renovado, a pivô e capitã Dara, de 32 anos, é umas das referências. A equipe brasileira conta com atletas jovens que, aliadas à experiência de Dara, Deonise, Dani Piedade e a melhor jogadora de handebol do Mundo em 2012, Alexandra Nascimento, prometem encontrar o equilíbrio ideal dentro de quadra.

Na opinião da capitã, o Brasil está em um bom momento e a chegada das mais jovens, como a pivô Tamires, de 19 anos, funciona como um incentivo ainda maior para as que já estão há tempos na Seleção.

"Nós, que somos mais experientes, tentamos ajudar a integração de todas da melhor maneira possível. Queremos fazer com que as mais novas se sintam bem dentro do grupo. O objetivo é renovar e esse é um bom momento para isso. Claro que existe a disputa pela posição, já que todas querem jogar, e considero isso muito saudável dentro de um time. Faz com que todas busquem melhorar cada vez mais", opinou Dara.
Jogadora do Hypo Nö, da Áustria, a pivô conhece bem algumas das atletas que terá como adversárias neste sábado. "Praticamente metade da Seleção da Áustria faz parte da equipe do Hypo e são nossas companheiras de clube. Tem jogadoras que atuam na Alemanha e que chegam com uma dinâmica diferente. Fisicamente, respondem muito bem e vai dar para a Seleção Brasileira se preparar bem para o Pan", afirmou Dara.

Além de Dara, a ponta direita Alexandra, a ponta esquerda Fernanda, a armadora central Ana Paula, a goleira Bárbara e a armadora direita Deonise, também integram o time austríaco do Hypo.

O técnico da seleção brasileira, Morten Soubak, também espera um bom retorno dos dois jogos que terá contra a Áustria - o segundo será na próxima terça-feira (28), às 19h30, em Vitória (ES). Segundo o treinador, esse é o início de um novo trabalho que visa resultados futuros.

"Estamos tentando implementar novas jogadas que não foram usadas ainda e acredito que, em longo prazo, teremos novas ferramentas para utilizarmos nos jogos. Pretendemos defender mais avançado, com um modelo diferente do sistema, e a ideia também é dar espaço para as jogadoras mais jovens . Pelas novidades, e pelas novatas, o momento agora é de ter paciência", explicou o treinador dinamarquês.

Morten Soubak, que conduziu a seleção brasileira ao sexto lugar na edição dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, conquistando, assim, o melhor resultado da história, pretende, a partir de agora, buscar uma mescla de experiência com juventude.

"Nessas duas partidas, vamos testar o que estamos treinando. Estamos com uma base do Hypo, com jogadoras que disputaram Olimpíadas e Mundial, e, aos poucos, vamos dar espaço às mais novas e para as novas ideias dos treinos. Por isso, esses jogos contra a Áustria serão muito importantes para a nossa preparação", concluiu Morten Soubak.
Seleção Feminina de Handebol

Goleiras - Bárbara Elisabeth Arenhardt (Hypo Nö-Áustria), Jéssica Silva de Oliveira (AA Universitária/Concórdia-SC) e Mayssa Raquel Pessoa (HK Dínamo Volgograd-Rússia).

Pontas - Alexandra Priscila do Nascimento (Hypo Nö-Áustria), Dayane Pires da Rocha (ZRK Vardar SCBT-Macedônia), Fernanda França da Silva (Hypo Nö-Áustria), Jéssica da Silva Quintino (EC Pinheiros-SP) e Samira Pereira da Silva Rocha (Zvezda Zvenigorod-Rússia).

Armadoras - Amanda Claudino de Andrade (AA Universitária/Concórdia-SC), Deonise Fachinello Cavaleiro (Hypo Nö-Áustria), Jaqueline Anastácio (HK Dinamo Volgograd-Rússia), Juliana Malta Varela de Araújo (Metodista/São Bernardo-SP), Lígia Costa Maia da Silva (APAH/UCS/Caxias do Sul-RS) e Patrícia Batista da Silva (Toulon-França).

Centrais - Ana Paula Rodrigues Belo (Hypo Nö-Áustria), Deborah Hannah Pontes Nunes (Metodista/São Bernardo-SP) e Francielle Gomes da Rocha (ACD/Estrela de Guarulhos-SP).

Pivôs - Daniela de Oliveira Piedade (Rokometni Klub Krim-Eslovênia), Débora Rodrigues Feitoza (Metodista/São Bernardo-SP), Fabiana Carvalho Diniz (Hypo Nö-Áustria) e Tamires Morena Lima de Araújo (ALEF Handebol-RJ).

Comissão técnica
Técnico: Morten Soubak
Supervisora: Rita Orsi
Assistente: Alex Aprile
Médico: Leandro Gregorut Lima
Fisioterapeuta: Marina Gonçalves Calister
Psicóloga: Alessandra dos Santos Dutra
Nutricionista: Júlia do Valle Bargieri
Diretor de Seleções: Vitor Martinez

Os Correios são o patrocinador oficial do Handebol do Brasil, a ASICS é a marca oficial de material esportivo e a Penalty a fornecedora de bolas.

Photo&Grafia Comunicação
Fonte Photo&Grafia Comunicação 24/05/2013 ás 19h

Compartilhe

Handebol: Brasil e Áustria jogam neste sábado (25), em Cabo Frio (RJ)