HAC faz prevenção do câncer amanhã no Centro

Fonte José Roberto Fígaro Caldeira, médico oncologista, 04/12/2009 às 15h

Neste sábado, 5, o Hospital Amaral Carvalho (HAC) realiza evento com foco educativo na Praça da República. A programação faz parte da 2ª Semana de Prevenção ao Câncer, adiada devido às chuvas do último sábado. O evento foi remarcado e ocorre a partir das 9h, na Praça da República.

Será um dia de atividades direcionadas aos cinco programas de prevenção - colo do útero, mama, boca, próstata e melanoma - a fim de lembrar o Dia Nacional Contra o Câncer, que foi comemorado na sexta-feira, 27 de novembro. Toda a população está convidada a participar do evento. A programação se estende até as 14h.

Como o HAC já possui ações direcionadas ao diagnóstico precoce, as atividades extrapolam os limites físicos da entidade e ocorrem na Praça da República. No local, a população poderá entrar em contato com informações sobre a doença por meio de folders e explicações de profissionais. As mulheres ainda terão oportunidade de realizar exames ginecológicos em um consultório-móvel itinerante da entidade.

   Para o médico especialista em mastologia, dr.Caldeira, o evento tem como foco as principais áreas da doença. "Queremos ressaltar a importância da prevenção, que é uma maneira de diminuir a mortalidade do câncer no país, ainda muito alta", explica o médico.

 

SERVIÇO:

2ª Semana Jauense de Prevenção do Câncer

Atividades de prevenção ao melanoma e câncer de boca, colo do útero, próstata e mama.

Dia: Sábado, 5. Das 9h às 14h.

Local: Praça da República (Jardim de Baixo), no Centro

Realização: Hospital Amaral Carvalho.

 

SAIBA MAIS

PREVINA-SE!

- Pratique atividades físicas pelo menos três vezes por semana. Uma caminhada de meia hora pode, além de ajudar na prevenção de tumores, melhorar o sistema cardiorrespiratório, ósteo-muscular e auxiliar em problemas de ordem psíquica, como a depressão.

- Evite a ingestão de gordura de origem animal, consuma carne vermelha sem gordura. Esqueça as bebidas alcoólicas, principalmente os destilados. Quanto maior a dose de bebida alcoólica, maior o risco.

- Use e abuse de frutas, legumes e verduras. Determinados tipos de frutas podem ajudar ainda mais na prevenção do câncer. A maçã tem efeito antitumoral. Brócolis e cereais protegem contra câncer de boca, estômago e mama.

- Não abuse de hormônios. Quando indicado, use a menor dose, no menor período possível.

- Para as mulheres, façam regularmente os exames de Papanicolaou depois da primeira relação e mamografia após os 40 anos. Opte pelo ultrasom das mamas, se necessário. Detectar alterações celulares precocemente pode evitar o desenvolvimento da doença.

- Para os homens a partir dos 40 anos, além do PSA, faça o exame de toque retal.

José Roberto Fígaro Caldeira, médico oncologista,
Fonte José Roberto Fígaro Caldeira, médico oncologista, 04/12/2009 ás 15h

Compartilhe

HAC faz prevenção do câncer amanhã no Centro