Guitt's mostra como é feita uma cerveja Premium

Fonte Matéria Primma 06/04/2013 às 12h

Cervejaria convida jornalistas para conhecerem suas instalações e acompanhar a produção da Ravache Gold, uma cerveja produzida dentro da Lei de Pureza Alemã de 1516 “Reinheitsgebot”

Água, malte e lúpulo são os itens fundamentais para se fazer uma boa cerveja. Mas você conhece o passo a passo desse processo onde a mistura desses ingredientes os transforma em uma das bebidas mais consumidas no mundo? Para revelar como essa "mágica" acontece, a Cervejaria Guitt's está abrindo suas portas para receber jornalistas e críticos gastronômicos que querem conhecer mais detalhes sobre esse universo e conversar com o mestre cervejeiro Gustavo Vilafranca Assoni.

Hoje, o mercado gourmet de cerveja vem crescendo muito por aqui. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (SINDICERV), enquanto em países desenvolvidos a participação das cervejas Premium representa entre 15% e 20% das vendas, no Brasil elas chegam apenas a 5%, mas estima-se um crescimento de mais de 100% nas cervejas Premium nos próximos 10 anos. Só nos últimos cinco anos chegaram ao mercado nacional mais de 400 rótulos Premium, o que representa quatro vezes mais do que existia há 10 anos.

Para atuar nesse segmento, a Cervejaria Guitt's desenvolveu a Ravache Gold, classificada como uma autêntica Premium American Lager Puro Malte, produzida dentro da Lei de Pureza Alemã de 1516 “Reinheitsgebot”, que não permite a adição de aditivos em sua composição. A bebida é elaborada com três tipos de maltes alemães da região da Baviera, duas variedades de lúpulos aromáticos e com a puríssima água da Serra dos Cristais.

Para produzir a bebida, a Cervejaria conta com uma infraestrutura completa com equipamentos importados da Alemanha, Dinamarca, Itália e Estados Unidos. Toda produção é feita em equipamentos controlados por computadores de última geração que garantem a qualidade e a segurança no processo. A empresa também conta com um Laboratório Físico-Químico e Microbiológico totalmente equipado para desenvolver as bebidas.

DADOS DE MERCADO

No Brasil, a cerveja sempre foi a bebida preferida. Segundo dados SINDICERV, o brasileiro consome anualmente mais de 10,3 bilhões de litros, o que nos coloca no quarto posto entre os maiores apreciadores de cerveja do mundo. Encabeçando a lista dos grandes bebedores estão os chineses, com a marca de 35 bilhões de litros/ano, seguidos pelos Estados Unidos com 23 bilhões e Alemanha com 10,7 bilhões.

Entretanto, esse volume não nos insere entre os grandes consumidores per capita, pois, aqui, o consumo anual é de 47 litros por pessoa, o que nos faz ocupar a nona posição no ranque mundial, bem atrás da líder República Tcheca onde cada habitante bebe cerca de 158 litros por ano. Já, na América Latina, o Brasil é líder e representa 60% da produção anual total da região.

Em nosso País, o perfil sensorial da cerveja vem sofrendo modificações, resultando em uma bebida mais leve e refrescante, menos encorpada, menos amarga e com menor teor alcoólico. Essa ideia de um 'padrão de cerveja' deve permanecer já que esse perfil representa hoje 94% do mercado nacional, entretanto, a chegada das chamadas cervejas Premium e o lançamento de diferentes tipos de embalagens para o produto, estão promovendo uma alteração do padrão de consumo, guiada pela mudança da percepção e de renda do consumidor brasileiro.

SOBRE A CERVEJARIA GUITT'S

A Cervejaria Guitt’s surgiu em 2001 com o lançamento da Cerveja Guitt’s que tem seu nome inspirado no sobrenome da família fundadora da empresa.

Ao longo de sua trajetória, a Cervejaria foi incorporando outras opções ao seu portfólio como a Guitt’s Malzbier, os Chopp Guitt's Claro e Escuro, a cerveja escura Zebu e a Ravache Gold,

Conheça abaixo os produtos da Cervejaria Guitt’s:

CERVEJAS E CHOPP

 

Guitt’s Pilsen – Cerveja de baixa fermentação, leve, macia e saborosa com teor alcoólico 4,5% Vol. Disponível nas embalagens: garrafa de vidro 600 ml retornável e lata 350 ml

 

 

Guitt’s Malzbier – Cerveja da baixa fermentação, elaborada com maltes escuros e torrados. Levemente adocicada, tem teor alcoólico de 4,5% Vol. Disponível em garrafa de vidro 600 ml retornável e long neck 355 ml.

Chopp Guitt´s Claro e EscuroOs chopps não são pasteurizados e possuem frescor e sabor incomparáveis. O chopp escuro é elaborado com maltes escuros caramelizados e levemente torrados. Possuem teor alcoólico de 4,5%

LINHA DE CERVEJAS ESPECIAIS

 

Zebu - Cerveja Extra Escura Forte tipo Stout é elaborada com maltes torrados que lhe atribuem características especiais. Possui aroma de toffe, caramelo, café e leve torrado. Tem corpo e amargor médios e teor alcoólico de 5,3% Vol. Disponível em embalagens long neck 355 ml.

 

Ravache Gold – Cerveja Premium Puro Malte possui teor alcoólico de 4,8% Vol. Disponível em garrafas de vidro de 600 e 300 ml one way.

www.guitts.com.br

Matéria Primma
Fonte Matéria Primma 06/04/2013 ás 12h

Compartilhe

Guitt's mostra como é feita uma cerveja Premium