Grupo Cultura na Copa se reúne em Brasília

Fonte Ascom MinC 16/04/2013 às 9h

Outras Notícias

A programação cultural durante a Copa das Confederações e Copa do Mundo foi tema do Grupo Gestor Cultura na Copa que teve sua primeira reunião do ano nesta segunda-feira (15). Representantes de governos estaduais, municipais e membros da Secretaria Especial para a Copa – Secopa estiveram reunidos com representantes do Ministério da Cultura durante todo o dia com o objetivo de trocar experiências e ideias sobre a programação cultural durante os eventos esportivos.

A secretária-executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires, fez a abertura da reunião e falou sobre as linhas gerais dos preparativos e sobre edital que será lançado em breve para a construção da programação cultural regionalizada. A secretária falou ainda sobre as cidades-sede que já foram visitadas por ela e aquelas que serão em breve.

As seis cidades-sede da Copa das Confederações apresentaram a programação cultural que será oferecida em cada estado, assim como as 12 sedes da Copa da Mundo.

Além disso, ficou definido que municípios e Ministério da Cultura firmarão um Acordo de Cooperação, um compromisso de ajuda mútua nas questões culturais que cercam o assunto.

A assessora para a Copa do Ministério da Cultura, Fernanda Hummel, destacou que a troca de experiências entre estados e com o Ministério da Cultura é fundamental no processo construtivo. "É essencial que o MinC saiba os problemas que enfrentam, porque assim, podemos ajudar e trabalharmos juntos nesta construção".

A interação também é um dos pontos altos da reunião, segundo o presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes, Dácio Galvão, representante de Natal (RN). "É importante saber dos projetos de cada estado, porque é possível estabelecer uma reciprocidade de ações. Aqui se revela o processo de formação de cultura de cada estado, passando por toda a diversidade cultural do Brasil".

Ascom MinC
Fonte Ascom MinC 16/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Grupo Cultura na Copa se reúne em Brasília