Greenclouds e Changers.com são as vencedoras do CODE_n13

Fonte IMAGE Comunicação 10/03/2013 às 10h

Empresas receberam um prêmio em dinheiro no valor de €15.000 cada uma. Ao todo 50 finalistas estavam concorrendo, entre elas duas empresas brasileiras,a Optimale e a Opara

As vencedoras do concurso CODE_n deste ano foram anunciadas na noite desta última quinta-feira em uma premiação realizada na CeBIT, que acontece na Alemanha. A empresa Changers.com de Berlim ganhou o primeiro prêmio na categoria de melhor startup e a empresa holandesa Greenclouds ficou em primeiro lugar na categoria "Empresas Emergentes". Ambas receberam um prêmio em dinheiro no valor de €15.000 cada uma. As finalistas se sobressaíram entre as 250 empresas participantes de 35 países – todas elas empresas jovens que haviam apresentado soluções de negócios digitais relacionadas com a transição para fontes de energia alternativas e tecnologias verdes.

Um prêmio especial foi dado para as empresas alemãs Carzapp e Codeatelier. Ambas ganharam acesso a serviços de orientação empresarial e também a chance de mostrar suas ideias de negócio na maior feira de automóvel do mundo, o Salão do Automóvel de Frankfurt. Elas irão compartilhar um estande com a patrocinadora do prêmio, a Continental. De hoje até sábado, os 50 da finalistas CODE_n apresentarão seus projetos no Pavilhão 16 da CeBIT.

O Grupo GFT, juntamente com parceiros como a Ernst & Young e Deutsche Messe, começaram uma busca por "Soluções Inteligentes para Desafios Globais" em agosto de 2012. Eles estavam procurando novas soluções de negócios inovadoras destinadas a facilitar a transição global para energias alternativas. Ao todo, 50 empresas jovens de 13 países chegaram à final do concurso CODE_n. Entre elas, duas vêm do Brasil: a Optimale e a Opara. A primeira foi selecionada por sua plataforma Infosan, um sistema real time de monitoramento e análise de dados ambientais e de energia. Já a Opara detém um sistema online que aumenta os níveis de controle e rastreabilidade da produção de produtos perecíveis.

“Selecionar os vencedores foi uma tarefa muito difícil. Muitas dos finalistas chamaram nossa atenção com seus modelos de negócios excepcionais abordando a transição energética", afirma Ulrich Dietz, CEO da GFT e iniciador do CODE_n, que teve sua primeira versão na CeBIT de 2012. Neste ano, além de apresentar mais uma vez a proposta do CODE_n, a GFT contou com a visita da Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em seu estande durante o evento.

Vencedora da categoria "Empresa emergente": Uma solução verde em nuvem

Os participantes holandeses Greenclouds desenvolveram uma plataforma de tecnologia que faz com que recursos ociosos em centros de processamento de dados fiquem disponíveis para outros. Isto torna mais econômico para as empresas obter recursos de computação em nuvem, além de também abrir uma fonte adicional de renda, já que as empresas podem vender o excesso de capacidade de TI quando seus próprios servidores não estão funcionando em sua máxima capacidade. Isso torna os centros de dados existentes mais eficientes e reduz suas emissões de carbono.

Vencedora da categoria “startup”: Uma comunidade de pessoas que pensam em economizar energia

A visão de Changers.com se reflete em seu nome: esta empresa alemã quer mudar as coisas - a consciência e o uso dos recursos energéticos. Os painéis solares desta startup permitem que todos gerem sua própria energia e a usem para carregar smartphones ou tablets. Ao fazer isso, os dispositivos medem a quantidade de CO2 que foi salvo. Os dados correspondentes são transferidos para uma comunidade online e o usuário ganha créditos para cada grama de CO2 salva. Os usuários podem então trocar esses "créditos Changers” por produtos e serviços sustentáveis.

Prêmio CODE_n especial: Continental leva duas startups para o Salão do Automóvel de Frankfurt

Dois prêmios adicionais foram apresentados na premiação. Ambos foram patrocinados pelo fornecedor automotivo internacional Continental, o mais novo parceiro do CODE_n. Carzapp e Codeatelier, da Alemanha, terão a chance de compartilhar um stand com a Continental no Salão do Automóvel de Frankfurt. Além disso, ambos os vencedores terão acesso a serviços de orientação empresarial prestados pela Continental.

A Carzapp opera uma plataforma privada de Carsharing através do qual qualquer pessoa pode colocar seu carro disponível para aluguel. Um kit especial de hardware permite que os motoristas destravem o carro com o seu smartphone ao alugar o veículo. Já a Codeatelier desenvolveu o Homee, uma solução para casas inteligentes acessível e fácil de utilizar que permite aos usuários controlar uma grande variedade de dispositivos de suas casas através de um aplicativo inteligente. Isso não é apenas conveniente, mas também economiza energia.

"O CODE_n é uma plataforma única, concebida para apoiar startups. As duas jovens empresas que selecionamos realmente nos conquistaram com suas ideias", afirma Ralf Lenninger, diretor de inovação e estratégia na divisão de interior da Continental.

Sobre a GFT

O Grupo GFT é um dos principais fornecedores mundiais de serviços de TI para o setor financeiro. Seus 25 anos de experiência faz da GFT uma parceira estratégica e confiante de TI. A empresa opera no Brasil desde 2005, onde emprega cerca de 160 profissionais que estão distribuídos por suas unidades de Sorocaba e de São Paulo.


Através de duas áreas, uma que leva o mesmo nome da companhia (GFT) e a de emagine, a empresa oferece eficiência e rentabilidade para os processos de negócio de seus clientes e os ajuda a melhorar sua competitividade. Na área denominada “GFT”, a empresa é uma das principais provedoras para o setor financeiro a nível internacional. A organização combina a sua experiência em tecnologia e projetos com um profundo conhecimento na área dos serviços financeiros, que inclui o desenvolvimento, a implementação e a manutenção sob medida das soluções de TI.


Na área de emagine, a GFT contrata e oferece especialistas de TI para as empresas em todos os setores e que são capazes de assumir a gestão completa dos seus vendedores TI. Este serviço é possível graças à base de dados da GFT, que é constituída por 180 mil trabalhadores não assalariados especialistas em TI.


O Grupo GFT foi fundado em 1987 por Ulrich Dietz, atual CEO do Grupo GFT. Com sede em Stututtgart, na Alemanha, em 2011 a companhia atingiu
um volume de negócios de 272 milhões de euros e emprega atualmente mais de 1.337 profissionais em sete países. As ações da GFT estão listadas no Prime Standard do Frankfurt Stock Exchange e pertencem ao GEX (German Entrepreneurial Index).

IMAGE Comunicação
Fonte IMAGE Comunicação 10/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Greenclouds e Changers.com são as vencedoras do CODE_n13