Governo do Rio vai atrair fornecedores de equipamentos subsea de petróleo e gás

Fonte RCE 07/04/2013 às 20h

 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis) planeja atrair fornecedores de equipamentos submarinos (subsea) da cadeia de petróleo e gás para atender a Petrobras e outras empresas. A iniciativa permitirá, no Estado, a expansão do polo de subsea, área em que já está prevista, só por parte da Petrobras, a encomenda de US$ 10 bilhões nos próximos cinco anos.

Na próxima semana, o subsecretário estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis, se reunirá com integrantes da associação da indústria norueguesa de óleo e gás - a Intsok -, para conhecer o modelo do cluster equivalente do país nórdico – uma das referências mundiais no setor. A ida de uma missão do Rio à Noruega em junho, para participar de uma rodada de negócios na Underwater Technology Conference (UTC), será o próximo passo para a expansão do polo.

Além da Sedeis, o grupo de trabalho para atrair empresas fornecedoras da área de subsea (segundo e terceiros elos da cadeia) inclui o Sebrae, a Onip e a Rio Negócios. O setor de subsea compreende equipamentos de alta tecnologia que são instalados no fundo do mar, como árvores de natal, cabeças de poços e manifolds (sistemas de conexão), entre outros. No Rio, já operam a FMC e a GE, cujos fornecedores de partes e peças podem ser atraídos para o Estado.

O subsecretário Marcelo Vertis ressalta que a expansão do polo de subsea intensificará a diversificação da economia fluminense.

- Com a expansão polo, o Rio de Janeiro consolidará sua especialização em fabricação de equipamentos com alto conteúdo tecnológico, para exploração e produção de óleo e gás offshore, área em que a Petrobras é líder mundial. O valor das encomendas aumentará com as licitações de novos campos, previstas para este ano pela Onip. Para atrair fornecedores, o governo do estado oferece a disponibilização de terrenos e infraestrutura, por parte da Codin, e financiamentos da AgeRio - acrescenta Vertis.

RCE
Fonte RCE 07/04/2013 ás 20h

Compartilhe

Governo do Rio vai atrair fornecedores de equipamentos subsea de petróleo e gás