Governo discute estratégias para companhia de pesquisa em energia

Fonte Ascom do MCTI 19/04/2013 às 9h

Um grupo de trabalho interministerial iniciou, nesta quinta-feira (18), discussões sobre estratégias para envolvimento do governo federal em projetos da Vale Soluções em Energia (VSE), companhia de pesquisa controlada pela empresa Vale e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES/MDIC). A reunião inaugural ocorreu no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Alvaro Prata, BNDES e Vale manifestaram à pasta, em setembro de 2012, interesse de colocar a estrutura e as competências da VSE a serviço do governo federal. “Montamos uma comissão para fazer uma avaliação técnica das instalações e ficamos muito impressionados com os equipamentos e o nível de qualificação das pessoas e dos projetos em execução”, relatou.

“Em função da dimensão que a proposta assumiu, pelo forte componente estratégico, porque isso é um belíssimo projeto nacional, os ministros Marco Antonio Raupp, Aloizio Mercadante, Fernando Pimentel e Celso Amorim entenderam que deveria ser criado um grupo de trabalho para que essas questões pudessem ser tratadas em um nível mais elevado”, disse Prata. Os ministros citados respondem, respectivamente, pelas pastas da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Educação (MEC), do Desenvolvimento, Industria e Comercio Exterior (MDIC) e das Relações Exteriores (MDIC).

Formalizado pela Portaria 131, de 8 de fevereiro, o colegiado deve estudar possibilidades de utilização da estrutura da VSE – equipamentos, mão de obra e tecnologias desenvolvidas – e propor estratégias à autoridades máximas das instituições envolvidas. Além de MCTI, BNDES e Vale, integram o grupo representantes do MDIC, do MEC e do Ministério da Defesa, incluindo a Marinha.

 

 

Ascom do MCTI
Fonte Ascom do MCTI 19/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Governo discute estratégias para companhia de pesquisa em energia