Governo de São Paulo garante mais quatro Centros de Excelência Esportiva

Fonte ZDL Comunicação 18/03/2013 às 21h

Governo de São Paulo garante mais quatro Centros de Excelência Esportiva

 

Projeto já formou mais de 1.500 atletas e agora também estará presente nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté

São Paulo (SP) - O atletismo paulista recebeu uma boa notícia nesta segunda-feira (18) vinda do Palácio dos Bandeirantes. O governador Geraldo Alckmin prometeu ampliar de 13 para 17 os Centros de Excelência Esportiva (CEE), que ajudam a formar a nova geração de atletas do País para as próximas olimpíadas. A Federação Paulista de Atletismo (FPA) desenvolve o projeto para a modalidade, em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, e já formou mais de 1.500 atletas, que hoje representam o Brasil em competições nacionais e internacionais. Atualmente mais de 300 jovens integram o programa, que ganhará mais quatro núcleos exclusivos nas cidades de São Bernardo do Campo, Guarulhos, Osasco e Taubaté.

Além disso, os núcleos de Itapetininga, São José dos Campos e Baixada Santista (Cubatão e Praia Grande) foram renovados para 2013. Outros municípios paulistas que têm unidades do CEE são: São Paulo (4 núcleos), Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Sertãozinho e São José do Rio Preto.

"A Olimpíada de 2016 é do Brasil e São Paulo ajudará bastante com nossos atletas. Eles são ídolos nacionais que estimulam os jovens a praticar esporte, que é sinônimo de saúde e afasta das drogas", disse o governador Geraldo Alckmin, que estava ao lado dos campeões olímpicos Arthur Zanetti e Maurren Maggi no evento realizado na sede do governo paulista.

O governador, além de anunciar a ampliação dos CEE, reforçou que os atletas passarão a ter, ao todo, 592 bolsas de talento esportivo. Outro número passado por Alckmin foi o incentivo a mais de 2.500 esportistas de alto rendimento, que devem estudar em escola pública, não ter outro patrocínio e a família ter no máximo três salários mínimos de renda mensal. "Inclusão social no esporte faz a diferença", avaliou Geraldo Alckmin.
São Paulo na vanguarda do esporte nacional - Presente na cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o presidente da Federação Paulista de Atletismo, Mauro Chekin, lembrou que a FPA está na vanguarda do esporte nacional. "O apoio do Governo é preponderante para que a modalidade cresça no País e consequentemente no estado. Outras federações aprendem conosco, pois conseguimos dar subsídios e informações para evolução do esporte", compartilhou.

Um dos nomes que saíram de núcleos como o Centro de Excelência foi Maurren Maggi. Ouro em Pequim/2008, a atleta fez questão de participar da cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. "Temos uma polo industrial de atletas muito grande", brincou a campeã olímpica. Segundo a representante do salto em distância, os paulistas saem na frente do restante dos brasileiros pela estrutura. "Os centros ajudam os atletas a ter um desenvolvimento melhor nas competição. Faz a diferença nas competições e na obtenção de índices para Olimpíadas e Pans."

O treinador Nélio Moura, técnico com duas medalhas de ouro olímpicas no salto em distância, emendou: "São Paulo é o Estado que faz mais pelo esporte do Brasil. E não é de agora. A história do Centro de Excelência Esportiva prova isso, com mais de 30 anos de atividade. Com tantos núcleos será mais provável descobrir novos talentos e levá-los ao alto rendimento". O coordenador voluntário do Centro de Excelência da capital ainda frisou a importância da parceria entre o poder público e a entidade que administra o atletismo no Estado. "As escolas são os principais locais para identificar os potenciais atletas que serão os grandes campões. Por isso, o trabalho da Federação Paulista com a Secretaria de Educação é fundamental".

Outras informações no site da FPA : www.atletismofpa.org.br

 

ZDL Comunicação
Fonte ZDL Comunicação 18/03/2013 ás 21h

Compartilhe

Governo de São Paulo garante mais quatro Centros de Excelência Esportiva