Governo de Minas entrega premiação do Desafio Verde nesta sexta-feira

Fonte Ascom do MCTI* 01/03/2013 às 9h
O governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), premiará nesta sexta-feira (1º) os vencedores do Desafio Verde. A iniciativa foi criada para mobilizar escolas, instituições e municípios para a 9ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2012), realizada entre 15 e 21 de outubro. A ideia da organização foi motivar os participantes e aumentar o debate em torno da temática principal do evento: “Sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza”.

 

Os primeiros colocados nas três categorias serão homenageados em solenidade, às 10h, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no campus Pampulha. Na oportunidade será realizado o lançamento da quinta edição do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia.

Segundo a coordenação regional do evento, o sucesso da SNCT 2012 no estado foi atribuído, em grande parte, ao estímulo provocado pelo Desafio Verde. Nessa edição, Minas Gerais ocupar o primeiro lugar no ranking de municípios (133) e de instituições (263) que participaram e promoveram atividades de ciência e tecnologia (C&T). O resultado foi que o estado triplicou o número de eventos, totalizando 3.431 em todas suas regiões.

“A corrida pelo Desafio Verde foi grande. Foram mais de 100 novas escolas públicas e instituições cadastradas para participar da semana e do desafio, para o qual diversos trabalhos foram realizados, como feiras de ciências, exposições, concursos, excursões, palestras e cursos”, conta a coordenadora do Programa de Popularização da Ciência e Tecnologia da Sectes, Lívia Leão.

Vencedores de 2012

Na categoria Escola Topo PopCiência MG será homenageada a Escola Municipal Paulo Sinésio Belato, do município de Monsenhor Paulo, que realizou um total de 267 atividades. Como premiação, os representantes da escola vão conhecer o Museu de Ciência e Tecnologia Itinerante da UFMG - Museu Ponto; o Museu de Minas e do Metal, em Belo Horizonte; e o Instituto Inhotim, em Brumadinho. As outras duas categorias recebem placas e certificados.

Na categoria Município Top PopCiência MG, a premiação será entregue aos município de Teófilo Otoni, que realizou um total de 412 atividades ao longo da semana nacional. Já na categoria Instituição Top PopCiência MG, o destaque foi o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Ouro Preto, que realizou um total de 164 atividades durante a semana. A homenagem será entregue ao diretor-geral da unidade, Arthur Versiani, e à coordenadora de Eventos e Projetos e coordenadora da Semana de Ciência e Tecnologia no campus, Vânia Quintão.
Representa o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na cerimônia o diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Paulo Sérgio Lacerda Beirão. Também estarão presentes o reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, e o presidente da Fundação de Amparo à pesquisa em Minas (Fapemig), ário Neto Borges, além de representantes das instituições parceiras do Desafio Verde.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), coordena a SNTC no estado desde 2004. Nacionalmente, o evento é organizado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social. Sua finalidade principal é mobiliar a população, em especial crianças e jovens, sobre temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T).

“Tendo em vista a importância da participação cada vez maior de universidades, escolas e municípios na Semana, o Desafio Verde conseguiu atingir plenamente seu objetivo”, afirmou a coordenadora Lívia Leão. “E, agora, em 2013, com a temática: Ciência, Saúde e Esporte virão outros desafios para que Minas continue avançando no conhecimento, na educação e na divulgação da ciência e tecnologia”, avalia.

Prêmio de pesquisa

O lançamento da quinta edição do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia será seguido da palestra “A humanidade e o povo brasileiro: genética, raças e cores”, proferida pelo vencedor da quarta edição, Sérgio Danilo Pena, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

As inscrições para este ano podem ser feitas de 4 de março a 29 de maio, por instituições ou empresas com atuação em ciência e tecnologia. Atribuída em duas modalidades – pesquisador e instituição/empresa –, a premiação é concedida anualmente a apenas uma delas, em sistema de rodízio.

 *Com informações da Sectes e do IFMG

Ascom do MCTI*
Fonte Ascom do MCTI* 01/03/2013 ás 9h

Compartilhe

Governo de Minas entrega premiação do Desafio Verde nesta sexta-feira