Governo argentino recebe com "grande satisfação" escolha de brasileiro para conduzir a OMC

Fonte Agencia Brasil/EBC 08/05/2013 às 9h

Buenos Aires – O governo argentino recebeu com “grande satisfação” a eleição do embaixador Roberto Carvalho Azevêdo, para o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comercio (OMC). Em nota, divulgada ontem (7) a Chancelaria argentina considerou que “o primeiro latino-americano a ser escolhido para essa importante tarefa contribuirá para lograr um comércio mais justo e de inclusão”, que beneficiará a todos, especialmente os países em desenvolvimento.

Nove candidatos disputaram o cargo, atualmente ocupado pelo francês Pascal Lamy. Mas apenas dois – ambos latino-americanos – chegaram à terceira e última etapa do processo: Azevêdo e o mexicano Herminio Blanco. Segundo a Chancelaria argentina, o fato de os dois finalistas serem da América Latina é uma demonstração “do progresso de nossa região e de sua crescente participação no comércio global”.

O embaixador Roberto Carvalho Azevêdo será empossado no cargo no dia 31 de agosto. A escolha do brasileiro, segundo a Chancelaria argentina, “reflete a vocação de nossos países para avançar, a partir do consenso, na construção do ordenamento econômico mundial”.

Agencia Brasil/EBC
Fonte Agencia Brasil/EBC 08/05/2013 ás 9h

Compartilhe

Governo argentino recebe com "grande satisfação" escolha de brasileiro para conduzir a OMC