Golfe: Aos 80 anos, Itanhangá Golf Club instala sistema de irrigação mais moderno do mundo

Fonte Albatroz Comunicação 26/03/2013 às 8h

A Regatec, representante brasileira da Rain Bird e líder nacional no mercado de irrigação de campos esportivos, está finalizando a primeira fase de instalação do novo sistema de irrigação do Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro, um dos principais e melhores campos de golfe do País, que este ano comemora 80 anos de vida. Os primeiros nove buracos já estão com a nova irrigação praticamente concluída. Depois o sistema será implementado na segunda volta.

O Itanhangá está adotando o sistema chamado de Integrated Control, o mais moderno da marca Rain Bird disponível no mundo. Semelhante ao instalado recentemente pela Regatec no Maringá Golf Club, no Paraná, o novo sistema será responsável por calcular quanta água deve ser reposta em função da evapotranspiração das últimas 24 horas.

Para fazer o cálculo, o sistema leva em conta fatores como temperatura, vento, umidade relativa e radiação solar, entre outros. Desta forma, consegue definir como os aspersores devem se comportar, fazendo com que soltem a quantidade de água certa para cada ponto do campo, gerando economia de energia e água.

"O mercado brasileiro está começando a perceber que um bom controle central, como o instalado em Maringá e o que está sendo implementado no Itanhangá, faz com que energia e água sejam economizadas", diz Braz, que é um auditor para irrigação de golfe certificado pela Irrigation Association (IA) e pela Golf Course Superintendents Association of America (GCSAA). "Com esse sistema, o campo sempre estará em condições perfeitas, sem que nenhuma água tenha sido dispersada e com o menor consumo possível de energia", explica.

"Teremos um controle maior dos recursos hídricos, o que vai representar não só um gasto menor, mas também maior proteção ao meio ambiente", diz Henrique Motta, diretor de campo do Itanhangá, presidido por Alberto Fajerman. Segundo ele, o sistema de irrigação poderá ser controlado a distância, até mesmo pelo celular. No sistema antigo, funcionários da manutenção tinham que abrir e fechar manualmente cada ponto de irrigação."Vamos poder direcionar essa mão-de-obra para outras atividades no campo", diz Motta. 
Projetado para atender aos 27 buracos do Itanhangá, inicialmente o sistema será implantado apenas nos 18 buracos do campo principal. "Nossa intenção é no futuro dar um upgrade no campo de 9 buracos e deixá-lo no mesmo nível do campo principal", diz Motta.

Um dos principais campos de golfe brasileiro, o Itanhangá foi a sede escolhida para sediar os quatro torneios do LPGA Tour (a liga feminina de golfe americana, a mais importante do mundo) realizados no Brasil. O campo também já sediou etapa do European Tour e os principais torneios nacionais, como Aberto do Brasil e Amador Brasileiro.

Além do Itanhangá, atualmente a Regatec está instalando a irrigação nos 9 buracos do Vila da Mata Golf Club, em São Roque (SP), trabalhando no Terras Altas Golf Club, novo campo de 9 buracos em Poços de Caldas (MG), concluindo os segundos 9 buracos da Quinta do Golfe, de São José do Rio Preto, acabando um campo de 9 buracos em Miriti, em Belém do Pará (PA) e desenvolvendo o sistema para os segundos nove buracos de uma fazenda particular em Avaré SP, além de estar negociando com novos clientes.

Braz também comemora o fato de oito dos melhores campos do país, segundo lista divulgada no primeiro semestre pela revista Golf Digest, utilizarem sistemas de irrigação da Rain Bird desenvolvidos e instalados pela Regatec.

Fundada em 1990, a Regatec foi a primeira empresa brasileira especializada em irrigação automática para jardins, campos esportivos e grandes áreas agrícolas. A empresa é fabricante especializada em sistemas de irrigação e distribuidora da Rain Bird, uma das maiores indústrias do setor no mundo.

A Regatec tem entre seus clientes campos como São Fernando Golf Club, Iberostar Praia do Forte Golf Club, Terravista Golf Course, Damha Golf Club, Clube de Golfe de Brasília e Comandatuba Ocean Course, entre muitos outros.


   

Albatroz Comunicação
Fonte Albatroz Comunicação 26/03/2013 ás 8h

Compartilhe

Golfe: Aos 80 anos, Itanhangá Golf Club instala sistema de irrigação mais moderno do mundo