Goiânia abre comemorações dos 10 anos do Circuito CAIXA, o mais tradicional do Brasil, no domingo

Fonte Local da Comunicação 06/04/2013 às 13h

 

Edição histórica da competição contará com 42 fundistas, entre eles o pentacampeão brasileiro Giomar Pereira e os líderes do ranking

São Paulo - O Circuito de Corridas CAIXA vai marcar a abertura das comemorações pelos seus dez anos, neste domingo (7), com a presença 42 fundistas de elite em Goiânia. Entre eles, o pentacampeão brasileiro Giomar Pereira, e os atuais líderes do ranking nacional de corrida de rua, Ivanildo Pereira dos Anjos, o Gomes, e Roselaine de Souza Silva, que também terminou como líder na temporada anterior. Além deles, quatro africanos vão brigar pelo pódio. A disputa, primeira das 12 do circuito neste ano, terá largada às 8 horas, na Avenida Americano do Brasil, no Parque Areião, e percursos de 5 km (individual ou em dupla) e 10 km.

Com 28 fundistas, a elite masculina promete disputas muito acirradas. Além de Ivanildo, líder do ranking nacional com 54 pontos, e Giomar (8º, com 24 pontos), o Cruzeiro ainda tem José Márcio Leão, revelação de 2012, na prova. Mas um goiano pode roubar a cena: Flávio Guimarães, que treina com a equipe Pé de Vento em Petrópolis, é o atual campeão sul-americano de meia maratona. Completando o pelotão, estão os africanos Abraham Kiplagat, Mathew Kiptoo Cheboi (Quênia) e Fikru Abera Dadi (Etiópia).

Já na elite feminina, 14 fundistas vão disputar o topo do pódio. Junto com a líder do ranking brasileiro Roselaine de Souza Silva (62 pontos), outra representante do Cruzeiro, estarão mais quatro entre as dez primeiras na classificação: Maria Zeferina Baldaia, Conceição Oliveira (empatadas em 3º lugar, com 35 pontos), Joelma de Jesus (6ª colocada, 31 pontos) e Kleidiane Barbosa Martins (8ª, 25 pontos). Do lado do Quênia, Meseret Legese Biratu promete esquentar a briga no pelotão feminino.

Dez anos de corridas

Goiânia recebe o Circuito CAIXA pelo quinto ano consecutivo. Na última edição, a cidade viu Gilmar Silvestre Lopes vencer a disputa, igualando o recorde do percurso, de 29min54, estabelecido pelo pentacampeão brasileiro Giomar Pereira em 2009. Maurine Jelagat Kipchumba foi a vencedora entre as mulheres.
Mais importante competição de corridas de rua do País, o Circuito CAIXA celebra dez anos de história, em 2013, com a inclusão de mais uma etapa, em Salvador. Neste ano, a competição também mantêm a categoria de corrida em dupla, para os 5 km. Instituída em 2012, a categoria permite aos atletas de cada dupla correrem juntos, para que um incentive e puxe o ritmo do outro - ao final da prova, os dois somam seus tempos, e vence a dupla com o menor resultado somado.

Passando por quatro das cinco regiões brasileiras, a competição conta com a chancela da CBAt. Suas 12 corridas somam pontos para o ranking brasileiro de corredores de rua. Os dez primeiros colocados no ranking, no masculino e no feminino, garantem o patrocínio da CAIXA para 2014.

Herói do Atletismo em Goiânia

Um dos grandes nomes do atletismo brasileiro, Edson Luciano será o padrinho da etapa de Goiânia do Circuito CAIXA. Medalha de prata nos Jogos de Syney/2000 e de bronze em Atlanta/1996, com a equipe do revezamento 4x100 m, Edson participará de duas ações voltadas para um público mais jovem. No domingo, o ex-atleta dará a largada da prova e participará da premiação aos vencedores. Edson integra hoje o programa Heróis do Atletismo, iniciativa da CAIXA e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) que tem como objetivo difundir a prática do esporte entre crianças e jovens e fazer com que as novas gerações conheçam a história da modalidade.


Kits de participação

Todos os competidores da etapa de Goiânia receberão kit de participação, contendo camiseta de tecido tecnológico, número de peito e uma sacola ecológica. O kit pode ser retirado nesta sexta-feira (5/4), das 10 às 20 horas, e no sábado (6/4), das 10 às 17 horas, na Loja Centauro do Shopping Flamboyant (Av. Jamel Cecílio, 3.300). Não haverá entrega no dia da corrida. Os atletas devem retirar o chip de cronometragem no domingo, das 6 horas às 7h30, e devolvê-lo após o evento.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro e apoio da Neptunia Corretora de Seguros. Em Goiânia, tem ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Goiânia, além da supervisão técnica da CBAt e da Federação de Atletismo de Goiás.

Mais informações em www.circuitocaixa.com.br / http://twitter.com/circuitocaixa

Local da Comunicação
Fonte Local da Comunicação 06/04/2013 ás 13h

Compartilhe

Goiânia abre comemorações dos 10 anos do Circuito CAIXA, o mais tradicional do Brasil, no domingo