Goal to Brasil

Fonte Ascom/MinC 07/03/2013 às 8h

Diversidade cultural brasileira encanta alemães na cidade de Berlim

Um pouco da diversidade cultural brasileira foi vista nesta terça-feira, em Berlim, na Alemanha. O evento Goal to Brasil, uma parceria entre diversos órgãos do governo federal e as 12 cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014, aconteceu durante todo o dia, com participação do Ministério da Cultura.

Presente ao evento representando o MinC, a secretária-executiva Jeanine Pires anunciou em entrevista coletiva a realização de um grande festival de cultura brasileira durante os 30 dias da Copa, com o objetivo de oferecer entretenimento a turistas e a imprensa internacional. “Levar aos visitantes e jornalistas informações durante o mundial esportivo será uma oportunidade única para a internacionalização da cultura brasileira”, comentou.

Jeanine também destacou que os brasileiros estão colocando a mesma garra e entusiasmo que têm com o futebol nos preparativos para receber pessoas de todos os lugares do mundo.

Coletiva

O encontro com jornalistas ocorreu pela manhã. Diversos veículos de esportes, turismo e cultura estiveram presentes na coletiva de imprensa para conhecer melhor os preparativos do Brasil. Além da participação da secretária-executiva do MinC, Jeanine Pires, também estiveram presentes o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso; o chefe-adjunto da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Esporte, Vilmar Coutinho; o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa; o presidente da Empetur (Empresa de Turismo de Pernambuco), André Correia; e o secretário de Turismo de Recife, Felipe Carreras.

Cultura, gastronomia e esporte foram os elementos utilizados pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para promover o Brasil como sede de grandes eventos esportivos nesta edição do Goal To Brasil. No evento direcionado aos alemães, a diversidade cultural e natural do Brasil foi o destaque.

Em Berlim, o local escolhido para o Goal To Brasil foi o moderno centro de eventos Axica, localizado ao lado do Portão de Brandemburgo, em um espaço que lembra um aquário, onde se localizaram os estandes das 12 cidades-sede. Manifestações culturais, culinária e apresentações folclóricas foram mostradas aos profissionais.

Um gostinho de Brasil na Alemanha

Recife foi a cidade-sede escolhida para ser anfitriã em Berlim desta versão do Goal to Brasil, tendo apoio do MinC para as atividades de cultura (frevo e gastronomia). No encontro com os profissionais de imprensa, o secretário de Turismo de Pernambuco mencionou que pesquisas mostram que 65% dos turistas querem visitar a região Nordeste do Brasil.

Para produzir os pratos servidos no evento e apresentar a gastronomia brasileira, com ênfase na culinária pernambucana, foram convidados três chefes: Joca Pontes (Recife), Bruno Cabral (São Paulo) e Carlos Kristensen (Porto Alegre). No cardápio, caldinho de feijoada, camarão com pirão de peixe, creme de queijos com filé suíno, arrumadinho de carne-de-sol e escondidinho de cordeiro.

O Balé Cultural de Pernambuco foi a atração escolhida para mostrar a diversidade da cultura do Brasil. O ritmo atraiu um público entusiasmado com a apresentação. O frevo foi reconhecido, em dezembro de 2012, como Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A proposta de inscrição foi do Ministério da Cultura (MinC) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Goal To Brasil Berlim acontece quando a cidade alemã recebe profissionais de turismo de todo o mundo para participar da ITB (Feira Internacional de Turismo), que começa nesta quarta-feira (6) e vai até o dia 10 de março.

Ascom/MinC
Fonte Ascom/MinC 07/03/2013 ás 8h

Compartilhe

Goal to Brasil