Ginastas Lucas Cardoso e Flávia Saraiva estreiam em Nanquim

Fonte Brasil 2016 17/08/2014 às 13h
Lucas Cardoso e Flávia Saraiva, da seleção de ginástica artística, estão em contagem regressiva para os Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, na China. No domingo (17), serão as qualificatórias do masculino, enquanto na segunda-feira (18), do feminino. Ambos vão em busca de medalhas no individual geral e por aparelhos na competição mais importante do calendário da modalidade.

O técnico de Lucas, que treina no Grêmio Náutico União (RS), é Leonardo Finco. O treinador contou que o ginasta de 16 anos está motivado em fazer o melhor. "O Lucas está bastante consciente da grande responsabilidade que tem e está treinando forte para representar bem o Brasil. Nosso trabalho foi feito visando a final do solo", afirmou Leonardo, destacando China, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Rússia como os países mais fortes. "Mas, como esse evento é de jovens ginastas, sempre podemos ter novos bons atletas", completou.

Para Leonardo, o período de aclimatação feito em Tóquio, no Japão, em um dos melhores ginásios do mundo, foi de fundamental importância. "O centro de treinamento é fantástico e oferece tudo o que um ginasta de alto nível possa necessitar", disse. "A disciplina é o grande diferencial dos japoneses. Quem entender que a disciplina é a base do sucesso já estará à frente dos demais. Um modelo a ser seguido de respeito, conhecimento e dedicação", finalizou.

Alexandre Cuia, técnico de Flávia, do Sesi/Qualivida (RJ), ressaltou que o evento é importante, acima de tudo, para que a atleta adquira mais experiência. "A Flávia está em um nível ótimo. Ela vai bem em competições na América e, agora, tem a chance de ir bem também em uma competição de nível mundial. Uma oportunidade de preparação, com ginastas que possivelmente estarão nos Jogos Olímpicos de 2016 e 2020", analisou.

Mesmo sendo a estreia da ginasta em uma competição tão forte, o técnico tem as melhores expectativas em relação ao desempenho da atleta. "Ela tem condições de chegar à final do individual geral e de conquistar medalhas, principalmente no solo e na trave. Em 2016, com certeza, ela chegará ainda mais bem preparada. Essa geração promete", acredita.

O companheirismo é uma das principais características da relação entre técnico e atleta. Alexandre conta que a cobrança existe, mas na hora certa. "A nossa relação é de respeito e de amizade, acima de tudo. A Flávia é uma ginasta que tem muita força de vontade. Ela sempre treinou com dedicação e deu um salto grande de qualidade", finalizou Alexandre.

A presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, destacou que a etapa de aclimatação no Japão foi de grande importância. "A vivência tanto esportiva quanto cultural irá agregar muito à carreira desses jovens atletas. Tenho certeza de que nossos ginastas irão representar muito bem o nosso País", disse.

No domingo (17), as qualificatórias do masculino serão às 2h30 (horário de Brasília) e às 8h, já que os ginastas estão divididos em dois grupos. No dia seguinte, será a etapa classificatória do feminino, às 0h, 3h30 e 8h. Na terça-feira (19), às 8h, as finais do individual geral masculino e na quarta-feira (20), também às 8h, a do feminino. No próximo sábado (23) e no domingo (24), as finais por aparelhos. Na sequência, nos dias 26 e 27, serão as provas da Rítmica, com participação de Mayra Siñeriz.

Programação
(Horário de Brasília)

Domingo (17)

2h30: Qualificação GAM

8h: Qualificação GAM

Segunda-feira (18)

0h: Qualificação GAF

3h30: Qualificação GAF

8h: Qualificação GAF

Terça-feira (19)

8h: Final Individual Geral GAM

Quarta-feira (20)

8h: Final Individual Geral GAF

Sábado (23)

8h: Final solo GAM

8h25: Final salto GAF

9h15: Final cavalo com alças GAM

9h40: Final barras assimétricas GAF

10h05: Final argolas GAM

Domingo (24)

8h: Final salto GAM

8h25: Final trave GAF

9h15: Final paralelas GAM

9h40: Final solo GAF

10h10: Final barra fixa GAM


Brasil 2016
Fonte Brasil 2016 17/08/2014 ás 13h

Compartilhe

Ginastas Lucas Cardoso e Flávia Saraiva estreiam em Nanquim