Ginastas brasileiros se preparam para Jogos da Juventude

Fonte Brasil 2016 13/08/2014 às 8h
Três ginastas brasileiros representarão o País na segunda edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, competição que será realizada entre 14 e 27 de agosto, em Nanquim, na China. Na ginástica artística, os participantes do Brasil serão Lucas Cardoso e Flávia Saraiva, que competirão nas provas realizadas entre os dias 17 e 23. Já pela ginástica rítmica, a representante será Mayra Siñeriz, que entrará em ação nos dias 26 e 27.

Os jovens talentos têm conquistado bons resultados em competições nacionais e internacionais, como Campeonatos Brasileiros e Sul-Americanos. De acordo com a presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, a participação nos Jogos da Juventude proporcionará aos ginastas uma experiência única.

“Esse é o evento mais importante para os atletas dessa faixa etária — 15 a 18 anos. Lá, eles irão vivenciar o clima dos Jogos Olímpicos, o que, com certeza, contribuirá na preparação deles visando a edição de 2016, no Rio de Janeiro, quando estiverem na categoria adulta. Os ginastas são talentosos e têm tudo para representar bem o Brasil”, avaliou a presidente.

Na ginástica artística estão na disputa 84 atletas, de 59 países, que buscam as medalhas do individual geral e por aparelhos. Como forma de preparação final, a dupla está em Tóquio desde a última quarta-feira (6), juntamente com atletas de outras modalidades, para o período de aclimatação. Além de Lucas e Flávia, Rebeca Andrade, outra jovem e talentosa ginasta brasileira, também está na cidade asiática participando dos treinamentos.

No caso da ginástica rítmica, são 48 atletas, de 19 países, que buscam o título de campeã do individual geral. Mayra segue em preparação no Brasil antes de partir para a China.

Ginástica Brasileira nos Jogos Olímpicos da Juventude 2014

O Brasil conquistou vaga na competição, no caso da ginástica artística, por ter sido um dos primeiros colocados no Campeonato Pan-Americano Juvenil, realizado em Aracaju (SE), em março deste ano. Pela ginástica rítmica, Mayra foi uma das três melhores do individual geral do Pan-Americano Juvenil, nos Estados Unidos, em maio.

Na primeira edição da competição, realizada em Cingapura, em 2010, Arthur Nory Mariano, atualmente na Seleção Adulta de ginástica artística, foi o quarto melhor no salto e o 21° no individual geral. Ainda pela ginástica artística, Harumi de Freitas foi a quinta na trave, a sexta no salto e a 11ª no individual geral. Pelo trampolim, Daienne Lima foi a oitava colocada no disputa Individual.

Programação
(Horário de Brasília)

Ginástica Artística

Domingo (17)
2h30: Qualificação GAM
8h: Qualificação GAM

Segunda-feira (18)
0h: Qualificação GAF
3h30: Qualificação GAF
8h: Qualificação GAF

Terça-feira (19)
8h: Final Individual Geral GAM

Quarta-feira (20)
8h: Final Individual Geral GAF

Sábado (23)
8h: Final solo GAM
8h25: Final salto GAF
9h15: Final cavalo com alças GAM
9h40: Final barras assimétricas GAF
10h05: Final argolas GAM

Domingo (24)
8h: Final salto GAM
8h25: Final trave GAF
9h15: Final paralelas GAM
9h40: Final solo GAF
10h10: Final barra fixa GAM

Ginástica Rítmica

Terça-feira (26)
0h: Qualificatória Individual Geral
Quarta-feira (27)
2h30: Final Individual Geral


Brasil 2016
Fonte Brasil 2016 13/08/2014 ás 8h

Compartilhe

Ginastas brasileiros se preparam para Jogos da Juventude