"Gil 70′ em Brasília

Fonte Ascom/MinC 12/03/2013 às 16h

 

Obras da exposição destacam momentos da vida e da obra de Gilberto Gil

O universo artístico do cantor e compositor Gilberto Gil é propagado na exposição “Gil 70”, a ser inaugurada, em Brasília, nesta terça-feira, 12 de março, às 19h, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, localizado na Esplanada dos Ministérios. A partir da quarta-feira, 13, a mostra ficará aberta à visitação pública até 28 de abril.

A exposição conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e é composta por 23 obras inéditas, das mais diversificadas expressões artísticas que retratam vários momentos da vida e da obra do músico baiano.

Antes de vir para Brasília, a mostra foi exposta no Itaú Cultural, em São Paulo, entre os meses de dezembro e fevereiro. A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participou da abertura oficial do evento na capital paulista, durante a qual ressaltou a importância do trabalho de Gilberto Gil para a cultura brasileira, tanto como artista e também como gestor. Ele comandou a pasta da Cultura durante cinco anos, de 2003 a 2008, período em que deu ênfase, por exemplo, à cultura digital e à implementação dos Pontos de Cultura.

“Gil deixou um trabalho com enorme capilaridade e inovador”, disse na ocasião a ministra Marta Suplicy, referindo-se ao período em que ele esteve à frente do Ministério da Cultura.

70 Anos

A exposição comemora os 70 anos de vida de Gil, completados em junho de 2012. Os trabalhos foram feitos por 27 artistas, entre poetas, videomakers, músicos, cineastas, programadores e designers. A curadoria é de André Vallias e Frederico Coelho.

Estão incluídos displays com comentários de Gil sobre 70 composições, suas letras e áudio, além de depoimentos e fotos do acervo pessoal do músico.

Nomes como Ricardo Aleixo, Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhotto, Augusto de Campos, Ivan Cardoso, Antonio Dias, Bené Fonteles, Antonio Peticov, Daniel Scandurra, Ariane Stolfi, Caetano Veloso, Andrucha Waddington e Luiz Zerbini fazem parte da lista dos artistas que participam da exposição com criações.

 

Ascom/MinC
Fonte Ascom/MinC 12/03/2013 ás 16h

Compartilhe

"Gil 70′ em Brasília