Gestação do Sistema Solar

Fonte Jornal da Unicamp 17/08/2014 às 19h

Outras Notícias

A parte mais densa do material que viria a dar origem ao nosso Sistema Solar segregou-se do restante da Via-Láctea cerca de 30 milhões de anos antes do nascimento do Sol, diz artigo publicado na edição da última semana da revista Science.

Os autores do trabalho, vinculados a instituições australianas, europeias, do Japão e dos Estados Unidos, chegaram a essa conclusão a partir da datação radioativa de um isótopo do elemento químico háfnio, o Hf-182, que tem meia-vida de 8,9 milhões de anos e era abundante nos primórdios do Sistema Solar.

Em comentário que acompanha o artigo da equipe internacional, o pesquisador Martin Bizarro, do Centro de Formação de Estrelas e Planetas do Museu de História Natural da Dinamarca, escreve que “a capacidade de sondar a história pré-natal do Sistema Solar (...) pode ser obtida pela comparação das abundâncias relativas de radioisótopos de meia-vida curta que, infere-se, estavam presentes no nascimento do Sistema Solar, com as esperadas pela evolução química da galáxia”.

A descoberta sugere que a gestação do Sistema Solar foi mais complexa do que se supunha, e ajuda a estabelecer novos modelos para explicar a formação de planetas em outros sistemas.



Jornal da Unicamp
Fonte Jornal da Unicamp 17/08/2014 ás 19h

Compartilhe

Gestação do Sistema Solar