Gerações de talentos do PST/Forças no Esporte despontam no atletismo

Fonte Ascom – Ministério do Esporte 09/04/2013 às 18h


A melhor colocação brasileira na 14ª edição da Meia Maratona Internacional Caixa de Brasília é do ex-aluno do Programa Segundo Tempo (PST)/Forças no Esporte Marcos Antônio Pereira, 24 anos, morador de Garanhuns (PE). Na disputa de 21km, realizada no último domingo (07.04), na capital federal, e que contou com a participação da elite de atletas tanzanianos e quenianos, Marcos Antônio conquistou o segundo lugar no pódio, com o tempo de 1h6min14s. O vencedor foi o tanzaniano Ismail Juma Gallet, com 1h5min1s,

Um dos primeiros beneficiários do Segundo Tempo, desde a criação do programa, em 2003, o atleta obteve o incentivo ao ser descoberto como talento do atletismo no 71º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército (Batalhão Duarte Coelho). “O apoio que recebi do programa foi o pontapé inicial para me tornar um atleta de ponta”, disse Marcos. Seu próximo compromisso é em Florianópolis, onde competirá na Volta à Ilha, uma prova de revezamento com percurso de 150km.

O corredor revela que em Garanhuns, principalmente no Boa Vista, bairro da periferia em que mora, há muitos jovens contemplados pelo Segundo Tempo/Forças no Esporte que prometem ser atletas de ponta e se espelham em seu exemplo. “A estrutura de uma organização militar para o desenvolvimento de atividades físicas, com oferta de alimentação de qualidade, é um grande atrativos para essas crianças, que enfrentam muitas dificuldades, típicas de comunidades carentes”, reconhece.

Sem adversários
Em Goiânia, também no último domingo, um jovem atleta contemplado pelo Segundo Tempo no Grupamento dos Fuzileiros Navais de Brasília, Joseías Ferreira das Chagas, 14 anos, repetiu o feito de todas as competições de que participou: a conquista do lugar mais alto do pódio. Desta vez, ele venceu a 1ª etapa do Circuito Caixa de Corrida de Rua.

Na prova de 5km de percurso, o garoto foi o primeiro colocado na categoria de 14 a 19 anos. Como se não bastasse, conquistou o sexto lugar geral, entre os 1,5 mil participantes. “Para Joseías não há adversários. Todas as provas de que participa ele vence. No momento, o que mais precisa é de patrocínio”, reforça o sargento Antônio Carlos Miranda, professor de educação física e treinador do estudante.

Filho de pai pedreiro e mãe empregada doméstica, o jovem fundista mora com mais cinco irmãos em um barraco no Varjão, no Distrito Federal. O jovem conta com toda a infraestrutura oferecida pelo grupamento aos estudantes do programa de inclusão social do Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Defesa.

Dura na queda
A maior vencedora do Circuito Caixa de Maratoninhas pelo país – foram 14 vitórias – é Fernanda Pontes, 12 anos. Só que desta vez o resultado fugiu à regra. Durante a Maratoninha, em Uberlândia (MG), também no último domingo, a estudante do PST tropeçou na largada. Com espírito de guerreira, mesmo machucada com o tombo, não entregou os pontos, reagiu e ainda emplacou o segundo lugar. A compensação veio com Bruna Pontes, 9 anos, irmã mais nova de Fernanda e aluna do Segundo Tempo: ficou com o primeiro lugar na categoria por idade.

Fernanda ganhou várias bicicletas como premiação nas maratonas infantis disputadas no ano passado e resolveu doá-las para uma escola da periferia de Brasília. Uma festa do Dia das Crianças marcou o evento e, por meio de sorteio, ela fez 14 crianças felizes.

Para o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte, Vicente Neto, a participação de jovens atletas de alto rendimento em competições dessa natureza representa uma oportunidade única para o Brasil contar com novos talentos nos Jogos Olímpicos Rio 2016. “A participação desses atletas-mirins nas Olimpíadas Escolares e as conquistas do Bolsa-Atleta e de patrocínios de empresas privadas poderão reforçar ainda mais essa oportunidade.”

Ascom – Ministério do Esporte
Fonte Ascom – Ministério do Esporte 09/04/2013 ás 18h

Compartilhe

Gerações de talentos do PST/Forças no Esporte despontam no atletismo