GEE participa de conferência da World Future Society

Fonte CGEE 10/08/2014 às 12h
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participou da Conferência World Future 2014, realizada pela World Future Society (WFS). O evento foi sediado em Orlando, nos Estados Unidos, e envolveu discussões com o mote "What if" ("E se", em inglês). Pensamento estratégico e adaptação de organizações para o futuro, entre outros assuntos, também foram debatidos durante a programação. O centro é membro da WFS.

De acordo com a assessora do CGEE Flávia Jesini, uma das tendências apontadas no âmbito das discussões da conferência, realizada em julho, foi a de extrapolar possibilidades e pensar fora dos padrões em processos de planejamento estratégico. Em outras palavras, aproveitar essas oportunidades ou rotinas de trabalho para explorar a criatividade e a imaginação. "Com o imediatismo dos dias atuais, as organizações tendem a adotar metodologias padronizadas e não utilizam o potencial de seus profissionais para encontrar alternativas inovadoras na solução de problemas", lembra.

Flávia participou do curso Creating a "What if" Imaginarium, etapa preparatória à conferência e que teve a presença de assessores de governo, acadêmicos, consultores, profissionais de planejamento estratégico, inovação, marketing e design. O curso enfatizou a relevância do uso de recursos visuais para aprimorar o processo de comunicação. Um dos pontos abordados chamou a atenção para o fato conhecido, mas às vezes esquecido, de que as pessoas tendem a gravar imagens com mais facilidade do que textos.

"Há uma dificuldade de saber como passar mensagens, que ainda ficam muito atreladas ao textual. Isso pode restringir as ideias do receptor. No entanto, ao deixar um espaço para interpretação, a partir da utilização de recursos visuais, é possível enriquecer as discussões", ressalta.

O diretor executivo do CGEE, Marcio Miranda, que também integra o Global Advisory Council da WFS, apresentou em uma das sessões da conferência um resumo das conclusões do projeto Sustentação e Sustentabilidade da Produção de Alimentos – o Papel do Brasil no Cenário Global, realizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A apresentação estimulou convites para que também fosse feita nos Estados Unidos e na Holanda, em centros que estão debatendo o tema no momento.
CGEE
Fonte CGEE 10/08/2014 ás 12h

Compartilhe

GEE participa de conferência da World Future Society