GDF confirma entrega do Estádio Nacional Mané Garrincha para 21 de abril, às 10h

Fonte Ascom – Ministério do Esporte 10/04/2013 às 21h


O Governo do Distrito Federal divulgou nesta quarta-feira (10.04) a programação do aniversário de Brasília, celebrado em 21 de abril, que terá como destaque a entrega do Estádio Nacional Mané Garricha. O evento está agendado para ocorrer entre as 10h e as 12h, com a possível presença da presidenta Dilma Rousseff. Durante coletiva de imprensa, no palácio do Buriti, sede do governo local, o secretário extraordinário da Copa (Secopa), Cláudio Monteiro, explicou o formato da cerimônia.

“O evento seguirá a formalidade nos moldes das demais arenas que foram entregues, porque a inauguração de fato se dará num grande evento que é a abertura da Copa das Confederações. Até lá, o estádio é uma preparação para esse que será ‘o evento’. Então nós vamos ter a entrega formal, esperamos que com a presença da presidenta da República. Não vamos ter show. O grande show começa no dia 18 de maio com a final do Campeonato Candango”.

A decisão do campeonato do Distrito Federal será o primeiro teste do novo estádio e terá 20% da ocupação da arena. O Brasília venceu o primeiro turno da competição e está garantido na final. O segundo jogo no Estádio Nacional será entre Santos x Flamengo, válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 25 de maio. A partida servirá também para a FIFA, o Comitê Organizador Local (COL) e os governos federal e distrital testarem a operação da arena para a Copa das Confederações. A abertura do torneio será em Brasília, no dia 15 de junho no confronto entre Brasil e Japão.

O secretário Monteiro acrescentou, ainda, que haverá um cinema na área interna do Estádio Nacional Mané Garrincha que será montado após o megaevento. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ressaltou o aspecto multiuso da arena. Para ele, o local será um novo ponto de encontro da cidade. “Vamos fechar a programação do aniversário de Brasília com chave de ouro, com a entrega de uma arena multiuso, que será grande palco da cultura e do esporte da nossa cidade”.

Programação
A programação do aniversário da capital do país será voltada para a juventude. A cidade recebeu o título de “Capital Ibero-Americana da Juventude”, dada pela Organização Ibero-Americana de Juventude e pela Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, válido por um ano. O secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon, destacou a importância do novo equipamento para essa parcela da população.

“Esse ano estamos dedicando o aniversário à juventude do Distrito Federal, há essa motivação de Brasília ter sido agraciada com a distinção. E essa programação, que envolve todo o governo vai ser coroada com a entrega à cidade desse grande investimento que é o Estádio Nacional, um presente para a cidade para o nosso desenvolvimento, para que essa juventude tenha mais um espaço qualificado não só para o esporte, mas para a cultura, porque o equipamento é mais que só futebol.”

Ascom – Ministério do Esporte
Fonte Ascom – Ministério do Esporte 10/04/2013 ás 21h

Compartilhe

GDF confirma entrega do Estádio Nacional Mané Garrincha para 21 de abril, às 10h