Fundação participa de encontro com ministros e gestores no PI

Fonte FUNASA 09/05/2013 às 16h

 

 

Evento busca ampliar a interação de representantes municipais (Foto: Suest/PI)

Evento busca ampliar a interação de representantes municipais (Foto: Suest/PI)

A Funasa, por meio da Superintendência Estadual no Piauí (Suest/PI), participou, no dia 30 de abril, de encontro com gestores dos 224 municípios piauienses com os ministros da Integração, Fernando Bezerra; das Relações Institucionais, Ideli Salvati; das Cidades, Aguinaldo Ribeiro; e do Turismo, Gastão Vieira. O evento foi realizado no Blue Tree Rio Poty Hotel, em Teresina, e também contou com a participação do governador, Wilson Martins.

O Encontro com Novos Gestores e Gestoras teve como objetivo ampliar a interação com os representantes municipais sobre obras em andamento no estado, programas do Governo Federal que abrangem recursos para investimentos nas áreas de educação, infraestrutura, saúde, habitação, saneamento básico e políticas voltadas à modernização da gestão pública.

Durante o encontro foram realizadas palestras sobre temáticas de interesse dos municípios, além da prestação de informações por parte dos técnicos dos Ministérios que fizeram atendimentos individuais. Também foram esclarecidas dúvidas sobre as parcerias possíveis entre o Governo Federal e os municípios.

A Funasa – que tem como missão promover a inclusão social por meio de ações de Saneamento e Saúde Ambiental – foi representada no evento pelo diretor do Departamento de Saúde Ambiental (Desam), Henrique Pires; pelo superintendente estadual substituto no Piauí, Otávio Nogueira Matias; pela Divisão de Engenharia de Saúde Púbica, Serviço de Convênios, Serviço de Saúde Ambiental e Seção de Educação em Saúde, levando aos gestores informações sobre os convênios que podem ser firmados com as prefeituras e elucidando dúvidas acerca dos já pactuados. Henrique Pires considerou positiva a presença dos ministros no estado, pois acredita que isso aproxima ainda mais a realidade dos municípios das ações do Governo Federal.

Ideli Salvati destacou que a presença dos ministros em um só dia é mais que uma demonstração de atenção, é a certeza de que 2013 será o ano da virada para aumentar ainda mais o desenvolvimento do estado.

O presidente da Associação dos Prefeitos Municipais do Piauí, Arinaldo Leal, afirmou que o encontro é muito importante para o estado uma vez que permitirá além do esclarecimento de dúvidas, a busca por novos investimentos para os municípios. “Nossos municípios precisam de atenção urgente, temos que encontrar medidas rápidas e eficazes”, acrescentou.

O ministro da Integração anunciou que serão investidos até 2015 R$ 1,3 bilhão para obras ligadas ao saneamento básico, reservatórios de água e irrigação no Piauí. Entre as obras está a construção da Barragem de Milagres, em Santa Cruz dos Milagres, para a qual serão liberados recursos no valor de R$ 200 milhões.

O Piauí é o sexto estado a receber o evento que já foi realizado em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Espírito Santo e no Rio de Janeiro.

FUNASA
Fonte FUNASA 09/05/2013 ás 16h

Compartilhe

Fundação participa de encontro com ministros e gestores no PI