Fórum mundial começa nesta segunda-feira, em Florianópolis

Fonte Ascom - MEC 28/05/2012 às 19h
 partir desta segunda-feira, 28, a cidade de Florianópolis sediará o 2° Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participará da abertura oficial do evento, às 19 horas.

Artistas locais farão apresentações durante e após a abertura. O Hino Nacional será executado pelo Quarteto de Cordas da Camerata Florianópolis. Estudantes, professores, pesquisadores e trabalhadores brasileiros e estrangeiros compõem o público-alvo do evento.

Com o tema Democratização, Emancipação e Sustentabilidade, o fórum se estenderá até sexta-feira, 1° de junho. Até lá, ocorrerão nove debates, três grandes conferências e quatro observatórios. Na terça-feira, 29, o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Marco Antonio de Oliveira, fará palestra sobre as políticas de educação profissional e tecnológica no Brasil, com foco no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, entre outros órgãos governamentais, participarão das discussões. Os palestrantes e debatedores virão também de países como Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Argentina, Uruguai, Colômbia, México, Espanha e Chile.

Antes mesmo de começar, o fórum já revela recordes. O número de inscritos é superior a 20 mil pessoas. Mais de 160 instituições participam do comitê organizador do evento, que tem a secretaria-executiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Entre esta terça-feira, 29, e a quinta, 31, serão expostos 2.664 pôsteres sobre o tema do encontro. Também ocorrerão 180 atividades autogestionadas e 150 culturais – shows encerrarão o fórum diariamente. Dentre as atrações, outros destaques são a feira gastronômica, com 13 expositores e 37 oficinas de culinária regional, a feira de economia solidária e a mostra de inovação tecnológica.

Fórum – O Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica é um encontro temático, vinculado ao Fórum Mundial de Educação. A primeira edição do evento foi realizada em 2009, em Brasília, com o tema Educação, Desenvolvimento e Inclusão. A capital federal recebeu 15 mil representantes de 16 países em debates sobre a formação do cidadão para o mundo do trabalho.

Confira a programação do fórum
Ascom - MEC
Fonte Ascom - MEC 28/05/2012 ás 19h

Compartilhe

Fórum mundial começa nesta segunda-feira, em Florianópolis