Fórum de Apoio à Formação Docente se reúne em Santa Catarina

Fonte Coordenação de Comunicação Social da Capes 17/03/2013 às 10h

A 17ª Reunião Ordinária do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente de Santa Cataria se reúne no dia 14 de março no Auditório da Secretaria de Estado da União.

Os Fóruns Estaduais são órgãos colegiados criados para dar cumprimento aos objetivos da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.

Entre as principais funções do Fórum, estão elaborar e acompanhar a execução de um plano estratégico, definir prioridades e metas do programa em cada estado, coordenar as ações de formação de professores e propor ações específicas para garantia de permanência e rendimento satisfatório dos professores de educação básica.

O evento tratará de assuntos como a leitura e aprovação da ata da ultima reunião ordinária do Fórum, a apresentação e aprovação da pauta e detalhamento, assim como a discussão e encaminhamento para realização do II Seminário das Licenciaturas em Santa Catarina.

Parfor
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), coordenado pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da Capes, foi lançado em maio de 2009 com a meta de formar cerca de 330 mil professores que exercem a profissão sem formação adequada. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância.

O plano é gerido pela Capes, em parceria com as secretarias de educação dos estados e dos municípios e as instituições públicas de ensino superior. O objetivo é melhorar a formação dos docentes em exercício na rede pública, o que influencia na qualidade do ensino que as crianças e os jovens recebem nas escolas.

O Parfor oferece cursos de graduação para educadores em exercício no magistério público que estão em uma das três situações: professor que ainda não tem curso superior (primeira licenciatura); professor com graduação, mas que leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura); e bacharel sem licenciatura que precisa de estudos complementares que o habilitem ao exercício do magistério.

Coordenação de Comunicação Social da Capes
Fonte Coordenação de Comunicação Social da Capes 17/03/2013 ás 10h

Compartilhe

Fórum de Apoio à Formação Docente se reúne em Santa Catarina