Fórum Bionorte: Ciência com Responsabilidade Social

Fonte Maximino Alencar Bezerra Júnior 19/11/2009 às 0h
Do dia 24 a 30 de Agosto de 2009 será realizado no Centro de Convenções – Ibituruna Center Shopping na cidade de Montes Claros – Norte de Minas Gerais, o FÓRUM BIONORTE – Montes Claros como Palco da Discussão Científica Nacional. O evento tem abrangência nacional e é realizado pela rede Funorte/Soebras. O evento conta com palestras, mini-cursos teórico-práticos e exposição de trabalhos científicos.
Entre os temas que serão discutidos nas palestras, destacam-se: A saúde mental, O transtorno autista, As inovações no ramo da Cirurgia Plástica, O risco constante de uma pandemia pelo Vírus Influenza (Vírus da Gripe) e os avanços nas Pesquisas com Células-Tronco adultas e embrionárias.
Já os mini-cursos teórico-práticos serão realizados em diversos campus acadêmicos da cidade e em empresas de saúde (vide lista abaixo). Segundo o professor Huagner Cardoso da Silva Diretor da Rede Educacional Prisma, “toda a comunidade científica da cidade de Montes Claros estará envolvida na realização do evento e é claro que a Faculdade Prisma não poderia ficar de fora deste grande evento.”
Em relação a exposição de trabalhos científicos, esses serão publicados na Revista Bionorte (impressa) que conta com o ISSN - Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, esse apresenta grande relevância no meio científico, já que confere maior validade a publicação.

Segundo a Comissão Organizadora, apesar do Fórum Bionorte ser um evento voltado para área da saúde, o fórum é um espaço de democratização do saber e de interlocução entre a ciência e a sociedade local. Assim, toda a população será informada do que está sendo discutido no evento e suas conseqüências. Além disso, o fórum apresenta uma grande responsabilidade social, através das parcerias entre indústrias, associações científicas, instituições de ensino e unidades de saúde. Integração que, por sua vez, trazem inúmeros benefícios à sociedade.

O Fórum Bionorte apóia a ANDA - Associação Norte Mineira de Apoio aos Autistas. No evento serão proferidas palestras relacionadas ao distúrbio para pais e profissionais de saúde afim de esclarecer mitos sobre a doença, divulgar os principais sinais e sintomas e assim facilitar a identificação do indíviduo portador do distúrbio pelos pais e/ou próximos, e ainda trazer o que há de mais novo no que se diz respeito a tratamento do autismo e transtornos do desenvolvimento neuropsicomotor através da parceria com a laboratório internacional – The Great Plains.
Maximino Alencar Bezerra Júnior
Fonte Maximino Alencar Bezerra Júnior 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Fórum Bionorte: Ciência com Responsabilidade Social