Fortaleza comemora 287 anos de fundação

Fonte Ascom/MTur 13/04/2013 às 9h

Capital cearense festeja aniversário neste sábado (13) ao som de Milton Nascimento.

Brasília (DF) – Fortaleza celebra os 287 anos de fundação, neste sábado (13), com megashow de MPB. A festa de aniversário da capital cearense reúne, a partir das 16h, no aterro da Praia de Iracema, o grupo Palabra Cantada, a fadista portuguesa Carminho, a Orquestra Eleazar de Carvalho e o ícone do Clube da Esquina, Milton Nascimento, que apresenta um show em comemoração aos seus 50 anos de carreira.

Conhecida como “capital do humor”, Fortaleza é berço de grandes humoristas, como Chico Anysio, Renato Aragão e Tom Cavalcante. Os shows de comédia nas megabarracas da orla das praias, o forró e o clima ensolarado trazem à capital cearense a fama de cidade alegre e descontraída.

Para os turistas, a Praia do Futuro é parada obrigatória. Mais do que sombra e água fresca, a principal praia de Fortaleza oferece uma ampla estrutura, que conta com massagistas, parque aquático e aulas de surf. Em outro ponto da cidade, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, principal espaço cultural de Fortaleza, abriga o Memorial da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea, além de um planetário e salas de cinema e teatro. Um verdadeiro passeio cultural. Para fazer compras, o Centro de Turismo abriga lojas de artesanato, renda e castanhas graúdas e selecionadas.

Concentrada nos bairros de Aldeota e Varjota, o melhor da gastronomia de Fortaleza reúne pratos com peixes, caranguejo e lagosta, encontrada a preços mais baixos. Os pratos mais conhecidos são a peixada cearense, a caranguejada e o pargo e lagosta. No entanto, é sempre uma boa pedida desfrutar de frutos do mar frescos no Mercado do Peixe, de Mucuripe, onde se pode contemplar o belo pôr-do-sol no horizonte do Oceano Atlântico.

PROGRAMAÇÃO

A partir das 16h, o Aterro da Praia de Iracema sedia a festa, que recebe na Arena Infantil o show do grupo Palavra Cantada. No palco principal, às 20h, acontece o show “Para cantar Fortaleza”, com atrações locais interpretando composições de artistas cearenses. O cantor Milton Nascimento encerra os festejos do aniversário, às 21h. Ele se apresenta ao lado da fadista portuguesa Carminho e da Orquestra Eleazar de Carvalho. O evento é gratuito. Doação de alimentos e água para as vítimas da seca no Ceará podem ser entregues no local.

 

 

Ascom/MTur
Fonte Ascom/MTur 13/04/2013 ás 9h

Compartilhe

Fortaleza comemora 287 anos de fundação