Formação e Capacitação em Cultura

Fonte Ascom: SID/RRBA/MinC 25/05/2012 às 20h

Formação e Capacitação em Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) estará presente no 1º Seminário Internacional de Formação e Capacitação em Cultura, a se realizar em Salvador, a partir desta segunda-feira, 28, e término no dia 30, no Teatro Vila Velha.

A secretária da Economia Criativa (em estruturação no MinC), Claudia Leitão, fará a conferência de abertura do evento, a partir das 9h15.

O tema que será abordado pela secretária é Por um Brasil Criativo: reflexões sobre a institucionalização e a construção de políticas públicas para a economia criativa brasileira.

A representante do MinC irá apresentar a criação da secretaria, determinada pela ministra Ana de Hollanda no ano passado, em processo de formalização.

Segundo a secretária, pensar em economia criativa no Brasil é pensá-la sob quatro premissas: diversidade cultural, inovação, sustentabilidade e inclusão social.

A SEC lançou no ano passado plano com diretrizes até 2014, em que elencou alguns desafios como a necessidade de levantamento de dados para desenhar as políticas para o setor.

Observatório

Claúdia Leitão também vai expor as ações que o MinC vem realizando para a economia criativa brasileira, antes mesmo da formalização da SEC.

No próximo dia 1º de junho será lançado o Observatório Brasileiro de Economia Criativa (Obec), vinculado a uma rede de observatórios estaduais, que irá levantar informações sobre o setor, mapeando as vocações dos territórios e quais políticas podem ser desenhadas.

Outro projeto importante é o Criativa Birô, um equipamento nos estados, onde os técnicos vão orientar os empreendedores criativos. Além da assessoria vai oferecer cursos e ajudá-los na organização de cooperativas e associações.

Programação

Às 11h30 do dia 28 será realizado um debate público com mediação da coordenadora geral de Estratégias e Gestão de Ações do Ministério da Cultura, Angela Andrade. Durante os três dias, o seminário vai seguir uma dinâmica de palestras e debates pela manhã e formação de mesas-redondas e grupos de trabalho à tarde.

Na terça-feira (dia 29), às 9h30, a professora associada do Instituto de Ciências Políticas de Lyon (França), fala sobre O acompanhamento dos atores culturais: que postura e que ferramentas para aquele que acompanha?

No último dia, o diretor adjunto e responsável pelas formações do Observatoire de Politiques Culturelles, Jean-Pascal QUILÈS fala sobre A experiência de uma instituição singular: o Observatório de Políticas Culturais (França).

O 1º Seminário de Formação e Capacitação em Cultura é uma realização da Universidade Federal da Bahia, com apoio da Capes, Fapesb, CNPQ, Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Secretaria de Ciência e Tecnologia e do Consulado Geral da França para o Nordeste.

Acesse a programação completa do Seminário

(Texto: Neila Baldi, Ascom/SID; e Márcia Moreira, Ascom/RRBA/MinC)

Ascom: SID/RRBA/MinC
Fonte Ascom: SID/RRBA/MinC 25/05/2012 ás 20h

Compartilhe

Formação e Capacitação em Cultura