Forças Aéreas Americanas realizam exercício virtual no Chile

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
As Forças Aéreas Americanas terminaram no Chile, com a participação de 12 países, um ensaio virtual para enfrentar eventuais emergenciais por desastres naturais no continente.

Mais de 50 oficiais e especialistas das forças aéreas de países do continente -- como Brasil, Argentina, Colômbia, República Dominicana, Peru, Estados Unidos e Canadá -- planejaram a operação que tinha como objetivo ajudar uma zona afetada por uma força fictícia com 1.800 homens da Força Aérea do Chile, 429 estrangeiros, 27 aviões e 15 helicópteros.

Chamado "Cooperação I", o exercício é o primeiro do tipo realizado pelo Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (Sicofaa) e foi iniciado na última segunda-feira na Academia de Guerra Aérea, na capital chilena.

Segundo explicou o general Roberto Sarabia, a ideia da ação era estabelecer um sistema comum de assistência no caso de catástrofes, que permitam procedimentos e a detecção de possíveis erros.

"Isso permite o aumento da atuação conjunta das forças participantes e a troca de experiências para a manipulação eficiente do poder aéreo frente a desastres naturais", explicou Sarabia.

A operação foi uma antessala do projeto que será executado com equipamentos reais em Puerto Montt em outubro de 2010.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Forças Aéreas Americanas realizam exercício virtual no Chile