Força Aérea confirma localização de aeronave desaparecida

Fonte Agência Brasil 19/11/2009 às 0h
 A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou há pouco a localização da aeronave Caravan C-98 que estava desaparecida desde a manhã de ontem (29). Há indícios de sobreviventes, mas segundo a FAB, ainda não se sabe quantos são. Já a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) informou que é certo que há sobreviventes e que o avião teria feito um pouso forçado.

A aeronave levava funcionários da Funasa para aldeias indígenas  no interior da Amazônia, onde fariam um trabalho de imunização com vacinas. Eles estavam realizando esse trabalho há 15 dias. Segundo a FAB, a aeronave estaria levando os funcionários de volta pra casa.

O Comando da Aeronáutica havia anunciado há pouco que índios da tribo Matis disseram à Fundação Nacional do Índio (Funai) que encontraram, na manhã de hoje (30), a aeronave.

De acordo com a Aeronáutica, a aeronave estaria na Floresta Amazônica, entre as Aldeias Aurélio (da Tribo dos Matis) e Rio Novo (da Tribo dos Murugos), próximo ao Rio Ituí, afluente do Rio Javari. As informações sobre o paradeiro da aeronave também estão sendo confirmadas por integrantes da equipe de resgate da FAB que desceram de rapel no local.

Uma operação de resgate, com a ajuda dos índios, foi iniciada de imediato, segundo o secretário de Planejamento do município de Atalaia do Norte (AM), João Bosco Lopes. Na localidade onde o avião foi encontrado, a única presença humana é das comunidades indígenas.

Mais cedo, a FAB e a Funasa divulgaram o nome dos ocupantes do avião:

Tripulação

Primeiro-tenente Carlos Wagner Ottone Veiga
Segundo-tenente José Ananias da Silva Pereira
Suboficial Marcelo dos Santos Dias
Primeiro-sargento Edmar Simões Lourenço

Passageiros (funcionários da Funasa)

Diana Rodrigues Soares
João de Abreu Filho
Marcelo Nápoles de Melo
Maria das Dores Silva Carvalho
Maria das Graças Rodrigues Nobre
Marina de Almeida Lima
Jositéia Vanessa de Almeida.
Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Força Aérea confirma localização de aeronave desaparecida