"Foi melhor que eu esperava", diz Nelsinho Piquet sobre seu primeiro dia no rallycross

Fonte XYZ Live Press / X Team Mitsubishi Racing 20/04/2013 às 10h

Piloto do X Team Mitsubishi registra o quarto tempo dos treinos livres em cronometragem realizada por uma das equipes inscritas nos X Games de Foz do Iguaçu

O primeiro contato de Nelsinho Piquet e do X Team Mitsubishi com a categoria Global Rallycross dos X Games superou as expectativas de todos. Na estreia nesta modalidade, que mescla superfície de terra e asfalto e inclui um salto com o carro, o brasileiro e a equipe ficaram entre os que mais tempo passaram na pista. Nelsinho registrou o quarto tempo do dia em cronometragem não oficial, realizada por uma equipe adversária.

"Sendo bem sincero: Imaginava que seria até mais difícil. Logo de cara percebi que o carro é ótimo, permite uma tocada bem suave e responde bem quando exigido. O salto era uma preocupação, mas depois que vi como o carro se comportou com segurança nos pousos fiquei bem mais confiante", disse o piloto.

Como não houve cronometragem oficial, ele minimizou os tempos de volta, mesmo com veteranos da categoria tendo elogiado a adaptação que mostrou ao carro no primeiro treino da temporada 2013 do Global Rallycross Championship. Nelsinho preferiu destacar que a meta nesta sexta-feira era ficar na pista o máximo de tempo possível, o que isso foi cumprido à risca.

A dinâmica inicialmente prevista para o treino precisou ser alterada pela densa poeira que os carros levantaram no circuito montado no Parque Infraero. Depois de uma tentativa com cinco competidores na pista simultaneamente logo cedo, por questão de segurança, os organizadores limitaram a ação a até cinco voltas com dois carros na pista por vez -e com frequentes entradas de caminhões pipa para molhar o trecho de terra da pista.

"Andamos bastante, tanto logo depois de molharem a pista quanto com o piso ‘seco’. Aprendi muito hoje e mal posso esperar para voltar logo a andar. É fantástica a sensação de entrar de lado nas curvas e com certeza as corridas no domingo serão muito movimentadas", acrescentou o brasileiro.

O X Team Mitsubishi, única equipe brasileira credenciada para disputar todas as etapas do GRC em 2013, terá Nelsinho Piquet e Guilherme Spinelli, um dos mais laureados pilotos de rally do país e dono de quatro títulos do Rally dos Sertões, se alternando no comando do carro #12. O time estreia com patrocínios de SKY, Mitsubishi e Outback Steakhouse, além do apoio da Petrobras.

"Foi um dia muito bacana, um misto de ansiedade e apreensão, pois não havíamos testado este carro antes e o Nelsinho andou pela primeira vez na modalidade. Foi um dia super produtivo, a equipe se adaptou bem e não teve problemas. No salto, a parte mais delicada da pista, o Nelsinho se adequou bem. Amanhã teremos mais três horas de pista antes da classificação. Estamos bem felizes e realizados, torcendo para continuar assim até domingo. Nosso objetivo é ir para a final e o que vier depois é lucro", analisa Geraldo Rodrigues, sócio do X Team Mitsubishi.

Neste sábado, está programado um treino livre das 9h às 12h. Entre 14h e 15h será realizada a sessão cronometrada que define os grids de quatro competidores para as baterias eliminatórias do domingo.
Programação do Global RallyCross no X Games Brasil
Treino livre 2:
sábado (20), 09h00 às 13h00
Baterias eliminatórias: domingo (21), 13h30 às 14h30
Repescagem: domingo (21), 14h30 às 15h30
Finais: domingo (21), 15h40 às 16h30

Calendário do Global RallyCross em 2013
1ª etapa - 18 a 21 de abril - Foz do Iguaçu (Brasil)
2ª etapa - 16 a 19 de maio - Barcelona (Espanha)
3ª etapa - 27 a 30 de junho - Munique (Alemanha)
4ª etapa - 10 a 13 de julho - New Hampshire (Estados Unidos)
5ª etapa - 17 a 20 de julho - Bristol (Estados Unidos)
6ª etapa - 31 de julho a 3 de agosto - Los Angeles (Estados Unidos)
7ª etapa - 7 a 10 de agosto - Atlanta (Estados Unidos)
8ª etapa - 19 a 22 de setembro - Charlotte (Estados Unidos)
9ª etapa - data a definir - Las Vegas (Estados Unidos)
PETROBRAS MITSUBISHI EVO XTR
Motor: MIVEC Turbo (Garrett TR30R)
Potência: aproximadamente 475 cavalos
Câmbio: sequencial, seis marchas
Tração: integral
Suspensão: Exe-tc
Rodas: Enkei Nt03+M
Pneus: Cooper RallyCross
Freios, pinças e rotores: AP Racing
Capô e asa traseira: fibra de carbono
Portas, parachoques, carroceria traseira e paralamas: material composto
Painel: fibra de carbono
Banco, cinto, extintor e santantonio: de acordo com as especificações da FIA


SOBRE OS X GAMES
Criado em 1995 nos Estados Unidos com o nome The Extreme Games, os X Games são considerados a Olimpíada dos esportes radicais. O evento é reconhecido no mundo todo como referência em esportes de ação. A partir de 2013, os X Games passam a ter seis eventos ao redor do mundo, com Foz do Iguaçu se juntando a Aspen (EUA), Tignes (FRA), Barcelona (ESP), Munique (ALE) e a cidade-sede Los Angeles (EUA). No Brasil, os melhores atletas das modalidades Moto X, Global RallyCross, Skate e BMX disputarão medalhas de ouro, prata, bronze e prêmios em dinheiro em 15 competições.

No GRC, categoria do X Team Mitsubishi Racing, dezesseis pilotos correm em uma pista que se alterna entre asfalto e terra. Na briga pelo ouro, são classificados dez pilotos para a fase final. Eles disputam uma corrida de seis voltas, na qual vence quem ultrapassar primeiro a linha de chegada.
SOBRE A SKYA SKY é a maior a operadora de TV por assinatura via satélite do país. Transmite seu sinal 100% digital para todos os seus assinantes, em todo território nacional. É a operadora que trouxe o maior número de inovações tecnológicas em televisão no Brasil aliada a melhor programação e excelência no atendimento aos mais de 17 milhões de telespectadores que possui. Em 2011, mais uma vez, a SKY foi pioneira com o lançamento da primeira operação de banda larga 4G na América Latina. No segmento esportivo, apoia atletas e equipes de ponta em diversos segmentos, como a equipe Red Bull/SKY (Stock Car), o Pinheiros/SKY e o SKY/Basquete Cearense (basquete masculino), o Unilever do técnico Bernardinho (vôlei feminino), além dos atletas Vitor Belfort (UFC) e Felipe Nasr (GP2).

SOBRE A MITSUBISHI
A Mitsubishi Motors do Brasil, presente no país há 23 anos, é a única operação industrial de veículos Mitsubishi no mundo que não pertence à marca japonesa. Com uma fábrica instalada em Catalão (GO), a MMCB conta hoje com mais de 180 concessionárias, que levam veículos de última geração e todo o espírito inovador da marca para os vários cantos do território nacional. No segmento esportivo, organiza os ralis Mitsubishi Motorsports, Mitsubishi Outdoor e Mitsubishi Cup, além da competição de pista Mitsubishi Lancer Cup, e apoia atletas de ponta, como a dupla da Equipe Mitsubishi Petrobras, Guiga Spinelli e Youssef Haddad, o velejador Beto Pandiani, o surfista Carlos Burle, o multiesportista Luis Roberto Formiga, o alpinista Rodrigo Raineri, o paraquedista Luigi Cani e o piloto Ulysses Bertholdo.
SOBRE A PETROBRASA primeira vez que a Petrobras exibiu sua logomarca em uma competição esportiva foi em 1956, na corrida de estreia das Mil Milhas Brasileiras de automobilismo. Atualmente, os patrocínios da Companhia a competições automobilísticas estão alinhados ao Programa Petrobras Esporte Motor, que tem como principal objetivo apoiar o automobilismo/motociclismo por meio da cooperação tecnológica e/ou patrocínios a eventos incluindo fornecimento de combustíveis e/ou lubrificantes, utilizando as competições como campos de pesquisas e desenvolvimento dos nossos produtos permitindo que os mesmos sejam testados e aprovados por quem os utiliza sob as condições mais rigorosas. Entre as categorias em que a Petrobras está presente podem ser citadas a Copa Petrobras de Marcas (Turismo), a Fórmula Truck (Caminhões), a Equipe Mitsubishi Petrobras (Rali), a Moto 1000 GP, a Seletiva de Kart Petrobras (Kart) e a Baja SAE Brasil-Petrobras.

SOBRE O OUTBACK STEAKHOUSE
A rede Outback Steakhouse possui 41 restaurantes no Brasil e está presente em 19 cidades e 11 estados brasileiros. No mundo está em 22 países entre Europa, Américas, Ásia e Oceania. O primeiro restaurante no país foi inaugurado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, em 1997. Com seus cortes de carne especiais, o Outback caiu no gosto do brasileiro graças à qualidade, fartura e sabor marcante da culinária oferecida, somada à descontração no atendimento e às instalações aconchegantes.


XYZ Live Press / X Team Mitsubishi Racing
Fonte XYZ Live Press / X Team Mitsubishi Racing 20/04/2013 ás 10h

Compartilhe

"Foi melhor que eu esperava", diz Nelsinho Piquet sobre seu primeiro dia no rallycross