FNDE aprova repasse de recursos para reparos em escolas públicas rurais.

Fonte Agência Brasil. 03/12/2009 às 13h

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) autorizou a transferência de recursos financeiros para obras de infraestrutura em 24 escolas públicas rurais, no âmbito do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Esses estabelecimentos atendem estudantes matriculados nas séries iniciais do ensino fundamental. Eles estudam em classes multisseriadas, em que alunos de diferentes idades e séries realizam as suas atividades na mesma sala de aula.

A resolução que autoriza a transferência de recursos foi publicada hoje (3) no Diário Oficial da União. A relação das escolas, encaminhada ao FNDE pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação,está disponível no site www.fnde.gov.br. Os recursos a serem liberados estão condicionados à disponibilidade orçamentária.

As classes multisseriadas existem principalmente nas escolas do meio rural, para reduzir a evasão escolar, ou em projetos específicos, baseados na metodologia da aceleração. O objetivo é principalmente atrair crianças e adolescentes em situação de rua, analfabetas ou com defasagem nos estudos.

Um dos objetivos da resolução é melhorar a qualidade do ensino nessas escolas e proporcionar a professores e estudantes um ambiente mais seguro e adequado ao aprendizado e à socialização.

Os recursos serão usados na contratação de mão de obra e para custear outras despesas necessárias à manutenção, conservação e a pequenos reparos das instalações. O dinheiro será destinado também à aquisição de móveis e a ações de apoio à realização de atividades educativas e pedagógicas coletivas.

 

Agência Brasil.
Fonte Agência Brasil. 03/12/2009 ás 13h

Compartilhe

FNDE aprova repasse de recursos para reparos em escolas públicas rurais.