Florestas Modelo e o Desenvolvimento Territorial é foco de debate

Fonte Assessoria de Comunicação do Projeto BR-163 28/02/2013 às 10h


O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) em parceria com a Rede Internacional de Florestas Modelo (RIBM) promoveu nesta segunda-feira, 25/02, em Santarém (PA), debate sobre as Florestas Modelo e o Desenvolvimento Territorial. O encontro dará prosseguimento às discussões sobre a proposta de criação de uma floresta modelo na região da Calha Norte e zona de influência da BR-163, no Pará.

Participaram do debate o secretário-geral da RIBM Richard Verbisky, o gerente da Rede Iberoamericana de Florestas Modelo (RIABM) Fernando Carrera, o diretor de Pesquisa e Informações do SFB, Joberto Veloso e ainda o professor do Instituto de Biodiversidade e Florestal, Thiago Vieira.

As florestas modelo são associações voluntárias entre diversos setores econômicos, políticos e sociais que compartem um território e conformam alianças para desenvolvimento e manejo sustentável de seus recursos florestais, com um enfoque de governança, e nas quais as necessidades e interesses dos atores locais são traduzidos em uma estratégia compartilhada para o desenvolvimento sustentável.

Redes
As florestas modelos formam redes nacionais, regionais e internacionais, através das quais compartem suas experiências mediante colaboração horizontal, reforçam capacidades, fortalecem líderes locais e eventualmente servem de plataformas efetivas para o desenvolvimento rural. No Brasil, a experiência foi implantada em 2005 no estado de Minas Gerais na Mata Atlântica e na Floresta de Pandeiros.

 

Assessoria de Comunicação do Projeto BR-163
Fonte Assessoria de Comunicação do Projeto BR-163 28/02/2013 ás 10h

Compartilhe

Florestas Modelo e o Desenvolvimento Territorial é foco de debate