Floresta de Caxiuanã prepara plano de manejo

Fonte Comunicação ICMBio 24/05/2012 às 13h
A Floresta Nacional (Flona) de Caxiuanã, no Pará, acaba de realizar oficinas de planejamento participativo e de pesquisadores, as comunidades ribeirinhas e científica, para subsidiar a elaboração do Plano de Manejo da unidade.

Os encontros, que ocorreram na Estação Científica Ferreira Penna e no Centro de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), no Pará, contaram com a presença de representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), comunitários, pesquisadores do MPEG e Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

Os trabalhos começaram com a apresentação do diagnóstico da Flona, elaborado pelos pesquisadores do MPEG, e tiveram prosseguimento com a discussão de temas como impressões e expectativas em relação à unidade, importância e visão de futuro.

Na ocasião, foram apresentados conceitos e objetivos da categoria de manejo e aplicada metodologia para identificar pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças, delineados cenários futuros com análise da tendência de desenvolvimento agrupados em áreas temáticas e proposta de missão e objetivos da Flona e áreas estratégicas internas e externas da unidade de conservação.

Na última semana ocorreu a oficina de pesquisadores na qual foram expostos os objetivos específicos de manejo e identificadas sugestões para o zoneamento da unidade, juntamente com os objetivos, critérios e normas e a partir daí foram indicados programas a serem desenvolvidos em cada zona ou em toda a Floresta Nacional.

Também foram sugeridos os parceiros potenciais para cada programa. Os próximos encaminhamentos estão sendo executados por meio de consultoria contratada e pelo grupo de trabalho do Plano de Manejo da unidade de conservação.

Comunicação ICMBio
Fonte Comunicação ICMBio 24/05/2012 ás 13h

Compartilhe

Floresta de Caxiuanã prepara plano de manejo