Florença recebe mostra sobre ocupação italiana na Líbia

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
A cidade de Florença recebe a partir de amanhã uma mostra com fotografias e documentos sobre a violência da ocupação italiana na Líbia, que ocorreu entre 1911 e 1943. A exposição terá 70 painéis e ficará aberta até 8 de novembro.

"É uma revisão de elevado valor científico e divulgador porque na Itália a questão do colonialismo é até agora um tema muito negligenciado pelos estudiosos e quase desconhecido pelo grande público", explicou o presidente do Instituto Histórico da Resistência, Ivano Tognarini, que apresentou a mostra.

Os documentos expostos retratam as manifestações mais violentas da época da ocupação, como enforcamentos, ataques contra a população local, campos de concentração e os bombardeios de Trípoli, capital da Líbia.

O evento é realizado pelo Centro de Estudos Históricos de Trípoli em parceria com o Instituto Histórico da Resistência, e também conta com o apoio da província de Florença e da região da Toscana.

Para a cerimônia de abertura da exposição, que acontece amanhã, é esperada a presença do vice-embaixador da Líbia na Itália, Alì Ahmed.

A exposição foi apresentada em Trípoli em agosto e logo será exibida em Nova York e em Londres. Na Itália, está prevista ainda passagem por Bolzano, na região de Trentino-Alto Ádige.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Florença recebe mostra sobre ocupação italiana na Líbia