Firjan promoverá debate sobre shale gas no dia 23

Fonte RCE 12/05/2013 às 12h

O Sistema Firjan vai realizar, no dia 23 de maio, o debate “Os impactos do shale gas na matriz de custos da indústria americana e seus efeitos sobre a competitividade global e brasileira”. O assunto será discutido durante o evento “Indústria do Futuro, Futuro da Indústria”, que acontece na Sede da Federação, em comemoração ao Dia da Indústria.

A apresentação do tema será feita pelo diretor da Divisão de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis da Energy Information Administration (EIA), do governo dos Estados Unidos, Michael Schaal, e pelo vice-presidente da empresa de consultoria IHS na América Latina, Robert Fryklund. Em seguida, haverá debate com a participação do diretor-presidente da Braskem, Carlos Fadigas; do diretor da Energia do Rio, Luiz Carlos L. Costamilan; do presidente do Conselho Empresarial de Energia do Sistema FIRJAN, Armando Guedes.

Michael Schaal falará do impacto sobre a competividade da indústria americana provocado pelos menores preços do shale gas. Já Robert Fryklund, da IHS, abordará os impactos sofridos na competitividade das indústrias europeias e as estratégias que essas empresas estão adotando para contornar a situação.

O debatedor Carlos Fadigas, da Braskem, focará no impacto sobre a competividade da indústria brasileira provocado pelos menores preços do gás nos Estados Unidos, e as perspectivas caso este cenário se mantenha. Luiz Carlos L. Costamilan, da empresa de consultoria Energia do Rio, falará sobre a possibilidade de a experiência americana ser replicada no Brasil, e as alternativas para reduzir o custo do gás para as indústrias no curto/médio prazo.

O evento em comemoração ao Dia da Indústria terá também um painel sobre “Os impactos das novas tecnologias de manufatura”, que abordará a integração digital da produção industrial, do planejamento à entrega do produto, o que permite a redução de custos e aumento da produtividade. A exposição “A revolução tecnológica da manufatura digital” e oficinas sobre manufatura digital completam a programação. O evento é gratuito, com vagas limitadas, e as inscrições devem ser feitas antecipadamente. Mais informações podem ser obtidas através do endereço www.firjan.org.br/futurodaindustria.

RCE
Fonte RCE 12/05/2013 ás 12h

Compartilhe

Firjan promoverá debate sobre shale gas no dia 23