FINEP patrocina Semana da Inovação Brasil-Suécia

Fonte Ascom - Finep 19/05/2012 às 20h

FINEP patrocina Semana da Inovação Brasil-Suécia

De 28 de maio a 1º de junho, o Rio de Janeiro será sede da Semana de Inovação Brasil-Suécia, que propõe reforçar a cooperação bilateral entre os dois países. No evento, especialistas dos meios acadêmico e empresarial apresentarão temas relacionados à comunicação, tecnologia limpa e ciências da vida. A FINEP patrocina a iniciativa, que já percorreu diversos países e estará no Brasil pela primeira vez. No dia da abertura, a Financiadora será representada pelo diretor de Administração e Finanças, Fernando Ribeiro, que fará uma apresentação sobre o Sistema de Inovação Brasileiro.

A semana será composta por três etapas: uma conferência, uma exposição e uma corrida de inovação, a Innovation Race, que consiste em uma competição entre equipes de alunos de mestrado e/ou doutorado de universidades do Rio e São Paulo. O objetivo é fazer com que os jovens pesquisadores, divididos em times, busquem soluções para os problemas apresentados na conferência e desenvolvam um projeto inovador em 72 horas.

Todo o processo de elaboração dos projetos será acompanhado por uma equipe de apoio, da qual a FINEP também fará parte. Funcionários da Área de Planejamento da Financiadora estarão no local durante a corrida e, junto às áreas operacionais, prestarão um serviço de consultoria aos estudantes, tirando dúvidas e pesquisando sobre projetos anteriores relacionados aos temas.

Os resultados obtidos pelos alunos serão exibidos para representantes do governo, empresários, especialistas e meios de comunicação, do Brasil e da Suécia. A conferência e a Innovation Race serão realizadas no Planetário da Gávea. Já a exposição será no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Líder no ranking de inovação do Fórum Econômico Mundial, a Suécia tem reforçado sua parceria com o Brasil desde 2009, quando foi assinado um acordo de cooperação entre os dois países. Segundo informações da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o país escandinavo tem promovido laboratórios de aprendizagem em universidades brasileiras para fortalecer o intercâmbio de conhecimento nas áreas ligadas à tecnologia. A cooperação Brasil-Suécia também contribuiu, nos últimos anos, para a inserção de profissionais brasileiros no setor aeroespacial.


Ascom - Finep
Fonte Ascom - Finep 19/05/2012 ás 20h

Compartilhe

FINEP patrocina Semana da Inovação Brasil-Suécia