Fidel Castro recebe condecoração de presidente da Zâmbia

Fonte Ansa Flash 19/11/2009 às 0h
O presidente da Zâmbia, Rupiah Bwezani Banda, que realiza uma visita oficial a Cuba, prestou uma homenagem ao ex-mandatário cubano Fidel Castro, que foi condecorado ontem com a máxima distinção do governo zambiano.

Durante um ato no Palácio da Revolução em Havana, transmitido pela emissora de TV local, Raúl Castro, presidente de Cuba, recebeu a Ordem da Águia da Zâmbia, Primeira Categoria em nome do irmão, que não aparece em público desde 2006, quando se afastou do poder por motivos de saúde.

Em seu discurso, o presidente zambiano agradeceu a Fidel por ter realizado "serviços internacionalistas" em setores como a saúde e a educação, "em solidariedade" com a África e com a América Latina.

Bwezani Banda destacou também a participação militar cubana "contra o sistema do apartheid" na África do Sul, nas décadas de 1970 e 1980, e "em favor" da independência da Namíbia.

O líder africano, que chegou ontem a Havana, é um dos seis presidentes de diversos países que realizam visitas oficiais a Cuba desde sábado passado. Ele permanecerá no país até o próximo dia 1º. Também estão na ilha os chefes de Governo de Vietnã, Chipre e Argélia.
Ansa Flash
Fonte Ansa Flash 19/11/2009 ás 0h

Compartilhe

Fidel Castro recebe condecoração de presidente da Zâmbia