Festival em Brasília leva óperas de graça ao Teatro Nacional

Fonte Agência Brasil 26/05/2012 às 20h

Festival em Brasília leva óperas de graça ao Teatro Nacional

Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, em Brasília, deve receber 10 mil pessoas no 2º Festival de Ópera de Brasília, neste mês e em junho, segundo a Secretaria de Cultura do Distrito Federal. A entrada para as apresentações é gratuita, por ordem de chegada.

Segundo a Secretaria de Cultura, na montagem das óperas, além da participação de solistas e intérpretes, a orquestra será acompanhada por um coral brasiliense de 60 vozes, formado por adultos e crianças.

Neste final de semana, será a vez da ópera La Bohème. De acordo com Secretaria de Cultura, essa ópera narra a realidade de um grupo de quatro jovens – Rodolfo, Mimi, Musetta e Marcello. Eles moram juntos e enfrentam as mazelas do início da vida adulta, sem muito dinheiro nos subúrbios de Paris, no início do século 19. O espetáculo começa em uma noite fria de Natal, com as manifestações de paixão, romance e intrigas. Hoje, o horário da apresentação é às 20h e no domingo, às 18h.

Nos dias 8, 9 e 10 de junho, às 20h, o público poderá assistir à Cavalleria Rusticana, ópera em ato único de Pietro Mascagni, estreada em 17 de maio de 1890, no Teatro Costanzi, em Roma. O espetáculo ocorre durante as comemorações de Páscoa e conta a história de amor, traição, vingança e machismo entre os casais Turiddu e Santuza e Alfio e Lola.

A ópera Carmen será apresentada nos dias 21, 22, 23 e 24 de junho – às 20h de quinta-feira a sábado e às 17h no domingo. A ópera, em quatro atos, do compositor francês George Bizet, estreou em 1875, em Paris. Na história, a cigana Carmen, o soldado José e o toureiro Escamillo formam um triângulo amoroso baseado em amor, ciúme doentio e morte.

As apresentações têm direção do maestro e regente da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, Claudio Cohen. Segundo a Secretaria de Cultura, a realização da segunda edição do festival significa um passo importante para a consolidação dos espetáculos na capital federal e é uma oportunidade para o público conferir gratuitamente um evento cultural normalmente caro.

Agência Brasil
Fonte Agência Brasil 26/05/2012 ás 20h

Compartilhe

Festival em Brasília leva óperas de graça ao Teatro Nacional