Festival de Petrópolis (RJ) destaca cultura japonesa

Fonte Instituto Brasileiro de Museus 16/08/2014 às 11h
A Casa Cláudio de Souza, ligada ao Museu Imperial, recebe, até sábado (16), palestras, oficinas e workshops gratuitos que integram o Bunka Sai – Festival de Cultura Japonesa de Petrópolis (RJ). Os encontros abordarão temas como a culinária e arte japonesas, e também a história dos Mangás, os tradicionais quadrinhos do Japão. A entrada é gratuita.

A programação começou na última terça-feira (12), com demonstração e um curso sobre comida japonesa, além da inauguração da exposição Alimentação é Cultura - que permanece até o último dia de evento. Palestra e concurso de haikai (tradicional poema curto japonês) e apresentação de Violinos Imperiais do Centro de Suzuki marcaram ainda o primeiro dia de atividades.

Nesta quinta (14), o evento conta com um workshop que acontece às 15h ministrado pelo professor José Carlos Seabra da Silva, que trabalhará com a arte dos Kirigamis (arte japonesa de cortar formas em papel). Às 17h, o historiador Nilson da Silva realizará palestra sobre Como Construir Roteiros para Quadrinhos. Encerrando a programação do dia, será realizada, às 19h, a palestra Alimentação e Esportes.

Mangá e Origami

Na sexta-feira (15), a Casa Claudio de Souza recebe a palestra A História do Mangá e Sua Influência no Mundo Ocidental, com o professor e historiador Alessandro de Carvalho. Encerrando a semana, as professoras Kathia Yamamoto e Sheila Justen realizarão, no sábado (16) um Workshop de Origami, às 15h, e, às 16h30, o Coral Cant’ Vox se apresenta, com a regência do Maestro Rafael Macedo.

Este é o terceiro ano consecutivo que a instituição recebe a Semana da Cultura do Japão. O titular da casa, o escritor e teatrólogo Cláudio de Souza, era um grande admirador do Japão e, em sua viagem ao país, ficou tão encantado que narrou suas belezas no livro Impressões do Japão. Cláudio de Souza foi, ainda, fundador do Instituto Brasileiro de Cultura Japonesa.

A Casa de Cláudio de Souza fica na Praça da Liberdade, 247, no centro de Petrópolis. Além dos eventos que recebe e organiza, o espaço, que é unidade do Museu Imperial, está aberto para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 11h às 18h.



Instituto Brasileiro de Museus
Fonte Instituto Brasileiro de Museus 16/08/2014 ás 11h

Compartilhe

Festival de Petrópolis (RJ) destaca cultura japonesa